Filipeta, 2011

Programa, 2011

barra-laranja

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Ministério da Cultura e
(Logo) Petrobras
apresentam

2ª SEMANA INTERNACIONAL DE TEATRO DE ANIMANÇÃO DO SOBREVENTO – DO BONECO AO OBJETO

Espetáculos
Oficinas
Debates

Entrada Franca

(Verso da Capa)

O Grupo Sobrevento

Uma das companhias teatrais brasileiras que mais viaja pelo país e que mais representa o Brasil no estrangeiro, o Sobrevento tem estado em países tão diferentes quanto a Estônia, a Suécia, o Irã, a Colômbia, a Irlanda, a Espanha, o Chile e Angola, entre outros. Tem sido o responsável pela vinda de um grande número de companhias estrangeiras de Teatro de Bonecos e de Objetos ao país, além de responder pela organização e curadoria de diferentes Festivais. O Grupo completa em novembro deste ano, 25 anos de fundação, e acredita no risco, no compartilhamento de experiências entre artistas, na beleza de sua Arte, na modéstia de seu ofício e no Teatro como encontro.

O Espaço Sobrevento

Única sala dedicada ao Teatro de Animação na cidade de São Paulo, o Espaço Sobrevento é um galpão de 400 m² capaz de receber produções que um teatro tradicional não comportaria. Com uma estrutura móvel, a sala pode abrigar tanto uma pequena lona de circo, quanto uma tenda, um espetáculo intimista, uma montagem criada para o ar livre ou uma produção convencional. Situado na região do Brás, a duas quadras do Metrô Bresser, é de fácil acesso para toda a população e mantém um vínculo particularmente estreito com a sua vizinhança.

Mais que uma sala de espetáculos, o Espaço Sobrevento é um lugar de pensamento, discussão, pesquisa, aprendizado, aperfeiçoamento e reunião de quem gosta do melhor Teatro de Bonecos e de Animação.

(Página 01)

do Boneco ao Objeto

Este é um Festival especial. É o nosso Festival de Teatro de Animação.

Criado de uma forma muito particular. Primeiro escolhemos os Grupos e artistas que queríamos ter: Depois, e só depois, definimos a data de nossa Semana, em função da disponibilidade de nossos convidados. Assim, teremos conosco grandes artistas a quem admiramos muito, artistas de renome mundial que têm em comum uma crença profunda na importância e nas possibilidades expressivas do Teatro de Animação, artistas que têm dedicado as suas vidas a esta Arte.

Nossa Semana é especial, também, porque podemos reunir em um único loca, em nossa casa o Espaço Sobrevento – espetáculos de formato tão diferentes como só um Festival realizado em muitos espaços poderia fazer. Veremos então um porão, um hangar, um teatro muito íntimo, um grande teatro, uma sala de aulas, tudo em um mesmo lugar, em uma sala que surpreende a cada visita.

E por que a fazemos? Por que queremos, junto com o público, discutir os novos e diferentes caminhos que o Teatro de Animação vem tomando e que o colocam na vanguarda das expressões artísticas contemporâneas. Não queremos fazer de nossa Semana um apanhado de espetáculos variados, mas apontas as possibilidades e limitações de boneco e do objeto como centro do Teatro de Animação, apresentando diferentes pontos de vista tomados por artistas experientes, mas ao mesmo tempo inquietos, provocadores e, sobretudo, apaixonados.
Grupo Sobrevento

barra-laranja15

(Página 02)

Espetáculos

Perturbações – (Troubles)
Compagnie Gare Centrale – Bélgica

Fundada por Agnès Limbos, a Cie. Gare Centrale ajudou a fazer o Teatro de Objetos ressurgir de um esgotamento do impulso de suas questões iniciais.

Artista provocadora e generosa, espeta, acaricia, assusta, morde, entrando-nos uma verdade provocadora a cada espetáculo de sua companhia.

Aqui, uma lua de mel em Nova Iorque, perfeita e hollywoodiana, cai do lirismo para o abismo, em uma vestirem onde o pavor beira o humor.

barra-laranja15

As Tribulações de Virginia
Hermanos Oligor – Espanha

Por três anos e meio, os irmãos Oligor estiveram fechados em um porão, inventando bonecos traquitanas, autômatas animados por roldanas e pedais, brinquedos mecânicos e máquinas. Para tratadas feridas de uma relação sem final feliz, terminaram por envolver toda uma cidade em uma aventura que só depois de muito tempo viu a luz – real – do sol. Acionando os diferentes mecanismos, Valentin nos confidencia, no seu porão, a sua história, muito pessoal e verdadeira, de amor e desamor.

barra-laranja15

(Página 03)

A Cortina da Babá
Grupo Sobrevento – Brasil. RJ/SP

Destinada ao público infantil, a nova montagem do Sobrevento é uma adaptação do conto Nurse Lugton’s Curtain da escritora inglesa Virginia Wolf e marca a primeira experiência do grupo com o Teatro de Sombras. Partindo da forma tradicional chinesa, aprendida com Liang Fun – diretor na maior companhia de Teatro de Sombras da China – o espetáculo chega a uma ruptura com a técnica ortodoxa em prol de uma estilo mais contemporâneo por meio da utilização de diferentes suportes de projeção, materiais e fontes de luz e da liberdade que a Arte permite.

(Logos) ProAc, Governo de São Paulo

Projeto realizado com apoio do Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural de 2010.

barra-laranja15

Um Príncipe Chamado Exupéry
Cia. Mútua – Brasil – SC

Este é um espetáculo inspirado na vida do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, entre 1926 e 1944, quando, antes de tornar-se famoso por seu romance O Pequeno Príncipe, trabalhou pilotando frágeis aviões postais em escalas de voos diários que se estendiam pela Europa, África e América do Sul, inclusive em Florianópolis, onde ficou eternizado como “Zéperri”. Sem palavras, esta montagem catarinense tem lugar em um velho hangar e cria uma atmosfera envolvente, delicada e tocante.

barra-laranja15

(Página 04)

Pft Pft Pft
Théâtre Manarf França

Um dos fundadores do conceito de Teatro de Objetos em 1980, o Théâtre Manarf tem recriado, a cada novo espetáculo, seus procedimentos cênicos de linguagens inventadas, palavras esparsas e objetos tirados dos bolsos. Pft fft fft é interpretado por dois companheiros inseparáveis, dois companheiros inseparáveis, dois artistas de gravata borboleta meio torta, acostumados a apresentar o seu espetáculo de cidade em cidade. Eles prepararam alguns números excepcionais, porém, a cada noite, têm vontade de levar à cena todas as histórias escondidas nos olhos das espectadoras e dos espectadores. Histórias que se tornam, de um momento para o outro, apavorantes. E que talvez possam encontrar um final feliz. Ou não. Afinal de contas, manarg, em árabe, quer dizer não sei.

barra-laranja15

Zigmund Follies
Cia. Philippe Genty – França

A Companhia Philippe Genty é uma das maiores referências mundiais no Teatro de Animação. Nascida de números de marionetes e variedades, ganha corpo, espaço e novas buscas, fundindo-se à Dança e às Artes Plásticas, em grandes espetáculos que a colocam na linha de frente do Teatro Contemporâneo. Jogos de linguagem e uma encenação atrevida criam, neste espetáculo, o universo surreal, imaginativo e feérico de Genty revelando os enfrentamentos de manipuladores e suas mãos e seus dedos, em meio a objetos inesperados.

(Verso da Última Capa)

Perturbações (Trouble)
Companie Gare Centrale – Bélgica
25 e 26 de Jun (Sab e Dom), às 20h
Classificação Etária A Partir de 13 Anos

A Cortina da Babá
Grupo Sobrevento Brasil – RJ/SP
27 e 28 de Jun (Seg e Ter), às 20h
Classificação Etária: A Partir de 3 Anos

Um Príncipe Chamado Exupéry
Cia. Mútua – Brasil – SC
29 de Jun (Qua), às 14h, 16h, 18h e 20h
Classificação Etária: A Partir de 8 Anos

Pft Pft Pft
Théâtre Manarf – França
30 de Jun e 1º de Jul (Qui e Sex), às 20h
Classificação Etária – A Partir de 8 Anos

As Tribulações de Virginia
Hermanos Oligor – Espanha
25 e 26 de Jun (Sab e Dom) e 28 de Jun a 3 de Jul
(Ter a Dom), às 22h
Classificação Etária: A Partir de 13 Anos

Zigmundo Follies

Cia. Philippe Genty França
2 e 3 de Jul (Sab e Dom), às 15h e 20h
Classificação Etária: A Partir de 12 Anos

barra-laranja15

Debates

Todas as companhias debaterão com o público os seus princípios estéticos e os seus processos de criação, após uma de suas apresentações

Cie. Gare Centrale – 25/06
Grupo Sobrevento – 27/06
Cia. Mútua – 29/06
Hermanos Oligor – 30/06
Théâtre Manarf – 01/07
Cie. Philippe Genty – 02/07

Mesas-Redondas

Duas mesas-redondas discutirão o lugar do Boneco e do Objeto no Teatro Contemporâneo, abordando o tema por diferentes flancos, conforme o ponto de vista muito particular de cada companhia convidada.

Bonecos no Teatro Contemporâneo
Cie. Philippe Genty, Cia. Mútua e Grupo
Sobrevento – 30/06 – 16h
Objetos no Teatro Contemporâneo
Théâtre Manarf, Hermanos Oligor e Grupo Sobrevento – 01/07 – 16h

(Última Capa)

A 2ª Semana Internacional de Teatro de Animação do Sobrevento

É dedicado à memória de Magda Modesto, titereteira e pesquisadora do Teatro de Títeres, cuja generosidade, erudição, dedicação e amor do Teatro de Animação ensinaram, estimularam e apoiaram um grande número de artistas brasileiros. Madrinha do Sobrevento, acompanhou todas as realizações do Grupo por quase 25 anos e orientou a realização de muitos de seus Festivais, desde o primeiro, em 1992.

Ficha tecnica-laranja

Idealização: Grupo Sobrevento
Curadoria: Sandra Vargas e Luiz André Cherubini
Direção de Produção: Grupo Sobrevento
Produção Executiva: Lucia Erceg
Assistência de Produção Ludmila Shukowsky e Maurício Santana
Programação Visual: Marcos Corrêa/Ato Gráfico
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto
Cenotécnica: Agnaldo Souza
Registro Fotográfico: Marco Aurélio Olimpo
Técnico de Iluminação: Marcelo Amaral
Equipe de Apoio: Giuliana Pellegrini, J. E. Tico, Marcos Toledo, Henrique de Lemos Silva e João Strang Simi

Agradecimentos

Joel Albert Girard, Telma Baliello, Martha Macruz de Sá, Alberto Olmos, Alice Cavalcanti, Juan Pablo Catalano da CRS Airlines (Espanha), Eduardo da Transportes Vidali, Carlos Casanova e SP Escola de Teatro.

Realização

(Logo) Grupo Sobrevento

Apoio

(Logos) Consulado Geral da França em São Paulo, Vidal Transportes, WBI, Lei de Incentivo a Cultura,

Patrocínio

(Logos) Petrobras, Funarte, Ministério da Cultura, Governo Federal