Programa do espetáculo de 2010, para o Circuito Caixa Cultural – Salvador

Priscila Camargo

Barra

(INFORMAÇÕES DO CARTAZ/PROGRAMA)

(Frente)

Caixa Cultural
apresenta

HISTÓRIAS DA MÃE ÁFRICA

Direção Cacá Mourthé
Com Priscila Camargo

(Verso da Capa)

Temos o prazer de apresentar nosso terceiro espetáculo de contação de histórias, especialmente dirigido ao público infantil.

Histórias da Mãe África apresenta Contos, Mitos, Lendas e Histórias Africanas e Afro-Brasileiras e foi ganhador do Prêmio FATE de Montagem, da Prefeitura do Rio de Janeiro, em 2004. Indicado pelos jornais O Globo e Jornal do Brasil, como um dos melhores espetáculos infantis em cartaz, em 2004, 2005 e 2006. Em 2008 voltou a estar em cartaz no mês das crianças. Já viajou por muitas Cidades do Brasil e esteve até em Cabo Verde, na África!

De Junho a Agosto de 2001, realizou Turnê pelas cidades de Brasília, Goiânia, Porto Velho, Rio Branco, Macapá e Palmas, junto com o adulto Contos da Terra dos Mil Povos.

Convidamos você também a viajar conosco pelas savanas e desertos, e ver e ouvir Histórias que vão desde as maravilhosas e surpreendentes Histórias do Egito e do Norte Muçulmano, até a África do Sul; da Etiópia até Angola; do Senegal a Moçambique, e a encontrar animais que falam e bonecos que contam Histórias, representando os Griots Africanos!

Da África, ou daqui mesmo, em Histórias criadas e recriadas pela imaginação dos nossos ancestrais, convidamos todos a cantar, dançar, rir e se divertir, estimulando a imaginação e a criatividade. Descubra a beleza e a sabedoria dos Povos e das Culturas Africanas, em Histórias que vieram desse Grande Continente, que é o berço da nossa Humanidade!

Agradecemos a parceria e apoio fundamental da Rede Globo, nas pessoas de Luis Erlanger e Albert Alcouloumbre. E também Flávio Ferreira e Cecília Belfort.

Especialmente queremos agradecer o maravilhoso incentivo à Cultura realizado pela Caixa Econômica Federal, cujo Patrocínio nos honra e agradecemos de coração.

Que todos possam voltar a ser crianças e tenham um Bom Espetáculo!

Priscila Camargo

(Interior)

Opinião da Crítica

Vale a pena levar as crianças para ver Histórias da Mãe África, uma montagem muito caprichada que, além de confirmar o talento de Priscila Camargo como contadora de Histórias, revela-nos, de forma muito delicada, um pouco dos valores e das tradições dos habitantes do continente africano.

Marília Coelho Sampaio – O Globo, Crítica de Teatro Infantil

Imperdível é a palavra certa para se falar de Histórias da Mãe África…sua grande qualidade, simplicidade e delicadeza, emocionam e também fazem rir. O carisma de Priscila Camargo como contadora de histórias encanta o público.

E no final, todos saem do Teatro com um sorriso tranquilo, um andar feliz – a história transforma, a palavra cura.

Carlos Augusto Nazareth/Jornal do Brasil – Crítico de Teatro Infantil

História de Euá – A Deusa das Transformações

Assim é chamada pelo povo Iorubá. É um Orixá, que representa a Mãe protetora dos Artistas, da Arte e da Beleza. Também é conhecida como a Senhora das Transformações e aparece trazendo o sonho, o faz-de-conta e a perpetuação da Arte de Contar Histórias.

(África Ocidental: Nigéria e Benin)

História de Irôco

Árvore sagrada que abriga homens e divindades. Dizem que foi a primeira a ser plantada. Simbolizando a árvore da vida. Ela caminha, dá conselhos e protege os necessitados. Tem raízes profundas no Alê, Terra e os galhos no alto do Orum, Céu. (Nigéria e Benin)

História de Iemanjá

Orixá mais conhecido dos Brasileiros, também do legado dos nossos afrodescendentes, é a Grande Mãe dos Orixás. Diz a lenda, que ela criou como se fossem seus, os filhos de outras mulheres. É a Lenda da criação das ondas do mar. (Nigéria e Benin)

Só Deus é Rei

É uma História vinda do norte muçulmano da África. A fé de um homem do povo vence a arrogância de um rei. (Marrocos e Tunísia)

A Raposa e a Serpente

Essa fábula sugere como esses dois animais deixaram de ser amigos. É atribuída também ao Centro e ao Sul da África. (Quênia)

A História de Nitócres

É a saga de uma Cinderela Egípcia. Com certeza mais antiga que a ocidental, pois essa História foi encontrada nos antigos papiros e data de 2350 A.C. É cheia de emoção, música e poesia. (Egito)

A Pedra com Barba

De forma inusitada, com humor e magia, os bichos nos pregam uma peça. (Senegal)

Os Riscos Mágicos

Uma História Etíope, recontada em Angola, pelo escritor Dario de Melo, ela nos traz uma charada: O que é o que é? Pode ser comprado com uma moedinha, cabe num bolso, mas enche uma sala do chão até o teto?  – Quer saber a resposta? Assista ao espetáculo até o fim!

(Verso da Última Capa)

Histórias da Mãe África

Elenco

Priscila Camargo

Ficha Técnica

Texto: Histórias Tradicionais Africanas e Afro-Brasileiras
Adaptação: Priscila Camargo
Direção: Cacá Mourthé
Cenário e Figurinos: Chico Spinosa
Iluminação: Aurélio de Simoni
Direção Musical: Via Negromonte
Compositores: Via Negromonte e Priscila Camargo
Músico: Marcelo Daguerre, violão
Músico: Anderson Vilmar, percussão
Assessoria Afro-Brasileira: José Flávio P. de Barros
Fotos: André Pinnola. Josemar Callefi e Marco Antonio Resende
Programação Visual: Maria Carmen de Souza
Secretária de Produção: Ivanethe dos Santos
Produção Executiva: Sergio Miguel Braga
Produção Local: Guaxe Produções
Coordenação Geral: Priscila Camargo
Realização: Hangar Produções Artísticas Ltda.

Realização

Hangar Produções Artísticas
www.priscilacamargo.com

Produção

Guaxe Produções

Promoção

Grupo Pereira de Souza, TV Globo

(Última Capa) 

Caixa Cultural Salvador
Rua Carlos Gomes, 57, Centro, Salvador, BA
CEP 40060-330 – Tel. 71 3421 4200

caixacultural.ba@caixa.gov.br

Ingressos trocados por 1 kg de alimento não perecível a partir das 14h do dia do espetáculo

Estacionamento Gratuito

Patrocínio

(Logos) Caixa, Brasil Governo Federal

Barra

Obs.
Este espetáculo estreou em 2004, na Casa de Cultura Laura Alvim