Programa Mostra SESC CBTIJ, 2009

Márcio Machado e Anneli Olljum. Fotos: Antonio Carlos Bernardes

Barra

Márcio Machado e Anneli Olljum. Fotos: Antonio Carlos Bernardes

Anneli Olljum e Márcio Machado

Barra

(INFORMAÇÕES DO RELEASE)

LEVITADOR INTERPLANETÁRIO XERETA ORBITAL

Utilizando uma linguagem teatral de interação entre atores e projeção de desenho animado, a ACB Teatral apresenta o espetáculo Levitador Interplanetário Xereta Orbital, sua mais nova produção, na 9ª Mostra SESC CBTIJ de Teatro para Crianças. Baseado em texto de Ivanir Calado, esta adaptação de Antonio Carlos Bernardes traz aos palcos a história de Julia, uma menina que se sente rejeitada e diferente de suas amigas.

A ACB Teatral começou suas atividades em 2003 com o espetáculo Mamãe, como eu nasci? A peça, que também apresentava atores interagindo com desenho animado, mostrava de maneira eficiente e criativa respostas para as mais diferentes perguntas que as crianças têm em relação à concepção e o nascimento de um bebê. Representando o Brasil, o espetáculo já participou de festivais internacionais nas cidades de Bogotá (Colômbia), Córdoba, Rosário e Ushuaia (Argentina).

A 9ª Mostra SESC CBTIJ de Teatro para Crianças é um projeto de circulação de espetáculos realizado desde 2001, pelo Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude em parceria com o SESC Rio. Este ano a mostra acontecerá nas unidades do SESC Rio em: São João de Meriti, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Barra Mansa, Três Rios, Campos, Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Madureira, Engenho de Dentro, Ramos, Duque de Caxias e Tijuca.

Sinopse

Uma menina está no pátio de sua escola, isolada, pois nenhuma das outras crianças quer  brincar com ela. A menina se sente rejeitada e diferente das outras. Acaba encontrando uma lata onde está escrito L-I-X-O. A lata solta ruídos e de dentro dela sai um palhaço extraterrestre. Para mostrar à menina lugares onde todos são iguais, eles fazem uma viagem interplanetária, passando pelos planetas Trabalho, Preguiça, Tristeza e Alegria. Eles voltam à Terra e a menina descobre o quanto é bom ser diferente dos outros e ter vontades próprias.

Elenco

Anneli Olljum
Carmen Frenzel
Cristina Furtado
Márcio Machado

Ficha Técnica

Texto original: Ivanir Calado
Adaptação, Concepção e Direção: Antonio Carlos Bernardes
Produção Executiva: Camila Vidal
Figurino: Douglas Nogueira
Músicas e Direção Musical: Rodrigo Lima
Edição de Som: Vinicius Leal e Jesse Marmo
Desenhos e Animação: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
Fotos: Antonio Carlos Bernardes / Montagem de R. Vilarouca
Realização: ACB Teatral

Classificação etária: livre, recomendado para crianças a partir de cinco anos.

Duração: 45 minutos