Programa, 2006

Filipeta, 2006

Cartaz, 2006

Barra

(INFORMAÇÕES DO CARTAZ/PROGRAMA)

SANTOS DUMONT: O HOMEM VOA!

Uma aula mais leve que o ar.

Um espetáculo sobre sonhos, sobre conquistas, sobre o Brasil.

(Interior) 

Sinopse

Nossa aula/espetáculo é sobre um BRASILEIRO, assim mesmo em letras maiúsculas. BRASILEIRO, Alberto Santos Dumont, que em Paris, no ano de 1906, conseguiu fazer um objeto mais pesado que o ar, voar!

Anteriormente dirigiu balões que até então voavam, apenas, ao sabor dos ventos.

O espetáculo começa quando um professor, tido como conservador, chega na sala para dar uma aula sobre Santos Dumont. Esse professor é apaixonado pelo personagem de estudo e conhece profundamente a sua vida.

Na medida em que desenvolve sua aula, vai se identificando com a história e assume o papel de cada uma das personagens narradas da vida de Santos Dumont.

Com isso, sua aula, anteriormente monótona, passa a emocionar “os alunos” , que ficam contagiados por seus sonhos…

Elenco

Tiago d’ Avila

Ficha Técnica

Concepção e Direção: Dudu Sandroni
Texto: Luciana Sandroni
Objetos: Anahí Queiros
Edição de Imagens: Tiago d’ Ávila
Vídeo Final: Comissão do Centenário do Vôo do 14 Bis

Concepção

Eu, Tiago e Luciana ao pensarmos em fazer um espetáculo solo, sobre Santos Dumont, imaginamos uma montagem teatral que não se resumisse, exclusivamente, ao espaço físico de um teatro…

Nosso objetivo sempre foi levá-lo ao maior número de lugares possíveis, ou seja, onde existisse público interessado em conhecer a história da vida de nosso grande brasileiro.

Isto determinou a estrutura do espetáculo no formato de uma palestra de um professor que dá uma aula sobre o tema.

Esta opção, na verdade, também corresponde a uma angústia antiga: os espetáculos são sempre apresentados em Teatros e leva-los para outros espaços representa adapta-los a cada nova situação e com isso, sempre há ” perdas”.

Por isso, o cenário tem uma estrutura básica: uma mesa, uma cadeira e um quadro-negro que permite mostrar toda teatralidade possível.

Nossa aventura, com essa estrutura, foi descobrir toda a magia do Teatro, apenas com um ator e um texto!

(Última Capa) 

Santos Dumont: O Homem Voa!

Uma aula mais leve que o ar

Em Outubro de 2006 o Brasil e o mundo comemoram o centenário do primeiro voo de um objeto mais pesado que o ar, o voo do 14 Bis.

Temos certeza de que Santos Dumont: O Homem Voa!, Uma aula mais leve que o ar, é uma excelente maneira de comemorar essa data!