Filipeta de reestreia do espetáculo na Casa de Cultura Laura Alvim, Rio de Janeiro, com temporada de 07.06 a 27.07.2008 

Programa, 2006

Convite do espetáculo que estreou na cidade do Rio de Janeiro,  no Centro Cultural Telemar, com temporada de 26.08 a 01.10.2006

Barra

Fotos: Guga Melgar

Ludoval Campos, Mariana Oliveira, Sérgio Miguel Braga, Ine Baumann e Otávio Reis

Barra

(INFORMAÇÕES PROGRAMA)

(Capa)

Centro Cultural Telemar e Tibicuera & Companhia
apresentam

O NEURÔNIO APAIXONADO OU O QUE VOCÊ TEM NA CABEÇA, MENINO?

(Interior)

Mas afinal de Contas: De qual cabeça saíram esses neurônios?

Era uma vez um cientista chamado Roberto, que resolveu escrever uma coleção de livros infantis chamada As Aventuras de um Neurônio Lembrador. Num belo dia, a Ine leu sobre isso num jornal e falou pro Ludoval que essa história podia dar samba, ou melhor, peça.

Os dois procuraram o cientista, que achou ótima a ideia. Aí eles falaram com a Claudia para transformar aqueles livros num texto teatral. E foi o que ela fez. Com o texto pronto, o Sérgio se juntou à turma para começar a tocar o projeto.

Mas para um texto virar peça é preciso do trabalho de muitos profissionais. E de alguém pra dirigir toda essa gente. Era uma vez de o Ivanir entrar pra equipe.

O Centro Cultural Telemar também acreditou no trabalho da turma e decidiu investir nele. Depois disso, a Mariana, o Otávio, o Renato, o Rico, a Luciana, o Tato, o Rogério e, cada um na sua função, foi dando corpo e alma particularela história.

E, assim, a peça O Neurônio Apaixonado ou o que é Que Você Tem na Cabeça, Menino? ficou pronta. Ou melhor, quase, porque ainda faltava uma galera fundamental para que essa história acontecesse de verdade: o público. Isso mesmo: você! Afinal, foi pra você que isso tudo começou. Portanto, seja bem-vindo!

Agora nossa história está completa!

A Tibicuera e Companhia vem desenvolvendo há quase três décadas trabalhos que unem teatro e educação. Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro o grupo acumulou prêmios prêmios com projetos de engenharia para crianças e adolescentes.
Dentre as realizações mais importantes, podemos citar:

1978 – O Macaco e a Velha – de Ivo Bender, direção Nara Keiserman. Prêmio Serviço Nacional do Teatro como “Melhor Espetáculo Infantil do Ano”. RS

1979 – O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá … Uma História de Amor – de Jorge Amado, adaptação, música e direção Leo Ferlauto. RS.

Céu e Terra, Água e Ar … Tudo Fede Sem Parar – de Reriner Súcker e Stefan Reisner, adaptado por José Lutzemberger, com direção de Wolfgang Kolneder, do Teatro Grip de Berlim

As Aventuras de Tibicuera – adaptado do livro homônimo de Erico Veríssimo por Ine Baumann e Ludoval Campos, direção Ludoval Campos. Prêmio Tibicuera de Melhor Atriz para Ine Baumann. P. Alegre. RS, SP e RJ.

1981 – Os Palhaços do Circo Beija-Flor – de Karl F. Waechter música e direção de Léo Ferlauto. RS

1983 – Os Escravos de Jó. de Carlos Carvalho, direção de Nestor Monastério. Os produtores receberam com esse espetáculo: Prêmio Tibicuera, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre RS. Pela Criação e Execução do Projeto “A Escola Vai Ao Teatro” RS e RJ

1986 – M’boiguaçu – A Lenda da Cobra Grande – de Carlos Carvalho e direção de Julio César Saraiva, 1980. Indicação para O Prêmio Mambembe de Melhor Texto e Melhor Produtor. RS e RJ

1992 – Rastros, Faros e Outras Pistas – Texto e direção de Ivanir Calado – Prêmio do Festival de Ecologia no Teatro Infantil, da Coca-Cola, Indicado aos Prêmios: Melhor Direção, Melhor
Ator, Melhor Atriz e Melhor Iluminação – RJ.

1997 – Um Conto para Rosa – de Claudia Valli, direção de Nara Keiserman. Prêmio Coca-Cola, de Melhor Iluminação. Rio de Janeiro, 1997. Na remontagem, Foi Considerado pelo Jornal do Brasil como um dos Dez Melhores Espetáculos Infantis de 2005. RJ e SP

2006 – Uma Odisseia no Amasso – Texto e Direção de Claudia Valli. Espetáculo para jovens sobre DSTs e gravidez indesejada do Projeto SESC Saúde Prevenção.

Atualmente os são Membros do Conselho de Administração do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude – CBTIJ.

O Neurônio Apaixonado ou o Que Você Tem na Cabeça, Menino?

Comédia infanto-juvenil de Claudia Valli. Adaptada da coleção As Aventuras de um Neurônio Lembrador , de Roberto Lent. O espetáculo propõe uma divertida viagem ao interior do cérebro de Pedro, um menino de nove anos. É lá que vamos conhecer os neurônios responsáveis ​​por tudo que o menino pensa e faz e como isso acontece. Assim, acompanhadododomos Pedro jogando bola, fazendo o dever de casa, aprendendo a andar de bicicleta e até vivendo a emoção de seu primeiro amor, sempre pelo ponto de vista de seus neurônios. Um ponto de vista, sem dúvida alguma, bastante peculiar.

Elenco

Ine Baumann
Ludoval Campos
Mariana Oliveira
Otávio Reis
Sérgio Miguel Braga

Ficha Técnica

Texto: Claudia Valli
Direção e Cenário: Ivanir Calado
Figurinos e Adereços: Luciana Maia
Música e Efeitos Sonoros: Tato Taborda
Animação e Vídeos: Renato Vilarouca e Rico Vilarouca
Programação Visual: Rico Vilarouca e Renato Luz Vilarouca
Fotos: Goga Melgar
Operação de: Bruno Cruz
Operação de Som e Vídeo: Letícia Guimarães
Gravação de Vozes: Bruno Cysne, Estúdio Casa 7
Assistente de Figurino e Adereço: Michele Augusto
Pintura e Montagem de Cenário: Craft & Magic
Ajudante de Pintura e Montagem de Cenário: Josué Fernandes
Montagem de Luz: Julio Cezar Valle
Assistente da Montagem de Luz: Ricardo Alexandria
Marceneiro: Eduardo Antero Dias
Contrarregra: Helio Pereira da Silva Filho e Thiagu Carvalho
Ajudante de Marceneiro: Jacy Antero
Costureira: Fátima Félix
Secretária Teatral: lrany Tavares de Oliveira
Produção Executiva: Ine Baumann e Sérgio Miguel Braga
Direção de Produção: Ludoval Campos
Divulgação e Realização : Tibicuera e Companhia

Vozes
Alberto Magalhães, Ana Barroso, Bruno Bacelar, Bruno Cysne, Flávia Barros, Ivanir Calado Julia Baumann Campos, Márcia Viveiros, Ricardo Romão e Rodrigo Dias.

Agradecimentos

Antonio Carlos Bernardes, Breno Coutinho, Iara Porto, Rafael Maddi, Rodrigo Azolbel, Valéria Faro e Vicente Barroso.

(Última Capa)

A gente sua pra conquistar nossos apoiadores!

(Logos) Centro Cultural Telemar, Tibicuera & Companhia, CBTIJ, Escola das Artes Técnicas (EAT), Di Santinni, Academia do Flamengo, De Milus, Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura

O que você quer fazer ?

Novo correio

What do you want to do ?

New mail