Programa do espetáculo que teve sua temporada  de 02.10 a 18.12.2007, no Teatro SESI Graça Aranha

Nedir Cândida (Descendente de Escravos Angolanos), Priscila Camargo e Darci de Oliveira (Índio Guarani)

Fotos: André Pinnola

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Hangar Produções Artísticas
apresenta
Priscila Camargo
em

CONTOS DA TERRA DOS MIL POVOS

(Verso da Capa)

Histórias que Poderão Ser Vistas

A Criação do Mundo, segundo os Guarani; Namandu o Todo-Escuta; Taina Can-A Estrela Dalva; A Conquista do Fogo; A Lenda da Noite; Namandú Miri; O Príncipe Lagartão; Tia Miséria; Xangô e Suas Mulheres; A Mensagem; Porque os Contadores de Histórias têm Boa Memória; A Lenda da Gralha Azul;O Leão Irritado; O Boto; O Velho e as Três Moedas; A Mãe D’Água; O Baobá e a Lebre; O Pelo do Leão; O Papagaio Real; A Criação e a Destruição do Mundo e outras.

O espetáculo estará sempre em aberto, variando as histórias de acordo com o dia e o público!

Músicas do Espetáculo

Canção ao Grande Espírito e Invocação: Rituais Sagrados Ligados à Natureza
Namandu MIri: Canção tradicional Guarani (em Guarani)
Chegança: Antônio Nóbrega
Casa Portuguesa: Fado
Obá Elecô: Canção Sagrada Tradicional de Obá (em Iorubá)
Músicas Instrumentais e Inserções: Marcelo Daguerre

Aos meus Pais, Antonio e Tereza, meu agradecimento e carinho, sempre!
E a todos os meus ancestrais, do Brasil e de Portugal!

(Interior – Fotos de Cena)

Contos da Terra dos Mil Povos

Este espetáculo entra no Campo do Sagrado, pelos rituais e conhecimentos ancestrais que evoca e pelo próprio ato de Contar Histórias, Sagrado para as Culturas Orais e também para mim.

Neste sexto espetáculo de “contação de histórias”, apresentamos Lendas, Mitos e Contos Tradicionais do Brasil, continuando nosso trabalho de resgate da Antiga Arte de Contar Histórias.

Começo agradecendo a todas as Tradições Milenares, que nos inspiraram e nos “sopraram” essas lindas histórias; a Ñmandu, o Pai Primeiro, Deus maior para os índios Guarani que, como nas Tradições Africanas, tem muitos nomes. Agradeço também a todos os Orixás, ao Pai Céu e à Mãe Terra. Ao Mestre Jesus e a todos os Guardiões desta terra, mestiça, brasileira.

Agradecimentos espciais

Agradeço a todos os Guarani da Aldeia de Paraty Mirim, ao Pajé Cândido Ramirez, que tivemos a honra de conhecer e que, aos 106 anos, enquanto preparávamos este espetáculo, foi para a “morada de Ñmandu”. Ao Cacique Miguel Karai Benites e ao Índio e Prof. da língua Guarani e costumes, Darci de Oliveira, que faz parte deste projeto, com sua alma solidária e sua imagem nas fotos.

À Nedir Cândida, que também emprestou sua imagem, representando e homenageando os descendentes de Africanos no Brasil, tendo ela mesma ancestrais de escravos Angolanos. Uma das mais lindas vozes que conheço e que aqui agregou beleza, altivez e amorosidade.

Ao índio Kaká Werá que, com seu lindo livro A Terra dos Mil Povos, nos inspirou o título deste espetáculo, o nosso agradecimento.

A Leonardo Boff, Teólogo e Ser Humano por quem tenho a mais profunda admiração, agradeço a atenção respeitosa aos nossos povos originários no seu livro: O Casamento Entre o Céu e a Terra, que nos proporcionou as melhores versões de Ñmandú o Deus Todo-Escuta, Nascemos para Brilhar: Taina Can e A Conquista do Fogo.

Agradeço a generosidade de todos os escritores, antropólogos, pesquisadores e contadores de histórias: Marina Colasanti, José Flávio Pessoa de Barros, Lucinha Pessoa, José Ribamar Bessa Freire, Daniel Munduruku, Gislayne Matos e também Câmara Cascudo e tantos outros, cujos livros me inspiraram.

Ao Músico, Dançarino e Contador de Histórias: Antônio Nóbrega, pela sua bela música Chegança, que com humor e alegria mistura as Tribos Indígenas Brasileiras à chegada dos Portugueses.

Agradeço também a amiga Magdala (Magui) Ferreira Guedes, com quem aprendi os lindos Rituais Sagrados, ligados à Natureza, que apresento no espetáculo.

De coração deixo aqui o meu carinho às duas amigas Maria Lúcia Martins e Alba Lopes Godinho, com as quais tive a felicidade e a alegria de poder contar no estudo das histórias.
Agradeço ao Músico Marcelo Daguerre, parceiro em todos os espetáculos e aqui também Diretor Musical, e ao Anderson Vilmar, percussionista “da pesada”, do Jongo da Serrinha e conosco também desde o Histórias da Mãe África. Aos dois agradeço o carinho, a delicadeza e a sutileza do som que conta histórias!

À diretora Cacá Mourthé, que aqui fez a Supervisão Geral, com seu olho atento, amigo e amoroso, o meu agradecimento e admiração.

Quero agradecer também à Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, ao Secretário Arnaldo NIskier, ao seu Assessor Paulo Pimenta e à Profª. Maria Teresa Leite Lopes, pela parceria e apoio ao nosso projeto, propiciando uma pré-estreia nacional do espetáculo em dez Escolas pelo Estado do Rio.

E especialmente, agradecemos ao Prêmio Nacional Myriam Muniz , da Funarte-Petrobras, que nos proporcionou esta “viagem para dentro de nós mesmos”, das nossas origens, despertando nossas belezas, nossos antigos conhecimentos e resgatando, na delicadeza das histórias, o orgulho de sermos essa linda mistura chamada Brasil!

Que a sabedoria das lindas Histórias aqui contadas e as bênçãos dos ancestrais desta Terra recaiam sobre todos nós e tenhamos todos um bom espetáculo!

Priscila Camargo

Agradecimentos

Mário Lúcio Vaz, Luis Erlanger, José Land, Jorge Kadri, Vilma Guimarães, Antonio Grassi, Antonio Gilberto, Cristina Pereira, Myriam Lewin, Elizabeth Maria Parente Moura, Mariléia Santiago, Luciana Guimarães Dantas, Lena Messina, Arita Coelho da Rocha, Manche Maquehue, GuilhermeXavier, André Pinnola, Ekedi Baiana, Sergio Miguel Braga, Silenes Fátima de Jesus, Arsênio Antunes Cabral, Adalberto Breviglieri, Angela Herz, Clenice Tavares de Castilho, Hércoles Jaci, Edwiges Rosália Ferreira, Rudi Moreno Santo Viana, Joaquim Beserra, Ivanildo dos Santos, Condomínio Equitativa, Comunidade Unindo Corações, Sítio Sertãozinho, Fundação Cultural Avatar e a sempre amorosa contribuição da Elza Lopes de Almeida.

E ainda: Robson Pereira de Mello e Lucia Helena de Oliveira Sila, da Coordenadoria Estadual de Ensino de Magé, aos alunos e professores da Rede Pública Estadual, que participaram conosco da grande roda (nas fotos), que aconteceu na nossa pré-estreia Nacional em Magé, no Rio de Janeiro, em 23 de Outubro de 2006.

In Memorian agradeço a dois “homens de poder”:

Ao querido Jobenil Magalhães, Profº. Jô, que me abriu esse caminho espiritual de valores e conteúdos profundos da alma através das Histórias Tradicionais.

E ao Dr. Jaime Treiger, médico, também de almas, fundador e dirigente da Fundação Cultural Avatar, que também foi para mim um guia, com suas palavras sábias e amigas.

A eles, que encheram esse mundo de Luz, com seu trabalho e exemplo, a minha saudade, carinho e gratidão.

Eles adorariam assistir a este espetáculo!

(Verso da Última Capa)

Priscila Camargo

Textos: Histórias, Lendas e Contos Tradicionais do Brasil, de Origem Indígena, Português e Africana
Direção, Pesquisa e Adaptação: Priscila Camargo
Supervisão: Caca Mourthé
Direção Musical: Marcelo Daguerre
Músico: Anderson Vilmar
Músico: Marcelo Daguerre
Cenário e Figurino: Chico Spinosa
Iluminação: Aurélio de Simoni
Aderecista: Guilherme Xavier
Coreografia: Ana Soares
Contrarregra: Adams Souza
Arte Terapeuta: Angela Philippini
Desvendar da Voz: Maria Célia Guedes
Estudo das Histórias: Maria Lúcia Martins e Alba Lopes Godinho
Tecelã do Figurino da Atriz: Eva Soban
Costureira: Maria Luiza Fernandez
Programação Gráfica: Maria Carmen de Souza
Fotos: André Pinnola
Cabeleireiro: Dudu Meckelburg HBD Spa
Equipe HDB Spa: Dilma de Oliveira, Guiomar Silva e Ana Claudia
Maquiagem: João Junior
Preparação Corporal: Academia Local, Lúcio e Márcia
Personal: Leonil
Assessoria de Imprensa: Marcia Vilella, Target Assess.de Comunicação
Transporte: José Mello
Pré Produção: Sergio Miguel Braga
Secretária de Produção: Ivanethe dos Santos
Assistentes de Produção: Carlos Grun, Adams Souza
Coordenação de Produção: Fernando do Val
Direção de Produção: Priscila Camargo
Realização: Hangar Produções Artísticas Ltda.

(Última Capa)

www.priscilacamargo.com.br

Apoio

(Logos) Ariaú, Dermatus, Chapeaux, Honjin, Eva Soban, De Millus, HDB Spa, CBTIJ, Samyama, PizzaPark, Academia Local

Apoio Cultural

(Logos) Secretaria de Estado de Educação, TV Globo,

Este espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz com o patrocínio da Petrobras

Realização

(Logos) FUNARTE, Lei de Incentivo à Cultura, FIRJAN