Folheto, 2006

 

 

Barra

(INFORMAÇÕES DO FOLHETO)

(Capa)

ARTB – Associação Rio de Teatro de Bonecos

(Interior)

O Que é a ARTB?

Associação RIO de Teatro de Bonecos – ARTB, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro e jurisdição em todo o Estado, que reúne pessoas interessadas no desenvolvimento da Arte do Boneco no Brasil.

A ARTB foi fundada em 1984 pelos associados do núcleo Rio da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB), atualmente denominada ABTB/UNIMA BRASIL, com o objetivo de obter maior autonomia para o desenvolvimento de projetos locais sem, entretanto se desvincular da organização nacional, cujas atividades foram oficialmente iniciadas em 1973. Estabeleceu-se como representante da ABTB no Estado do Rio de Janeiro, com a qual se mantém em constante comunicação, assim como com as diferentes Associações a ela filiadas, mantendo também o vínculo com a Union Internationale de la Marionette, UNIMA, cuja sede se localiza em Charleville-Mezières, França.

A Associação RIO de Teatro de Bonecos conta com um Conselho Deliberativo, uma Diretoria e um Conselho Fiscal. A atual Diretoria da ARTB, reeleita em dezembro de 2003 para o próximo quadriênio, encontra-se assim composta:

Presidente: Clorys Daly

Vice-Presidente: Daisy Schnabl

Secretário/Tesoureiro: Gabriel Bezerra

Suplente: Marilisa Santos

Tendo como parte de seus objetivos o fator multiplicador, a ARTB tem se dedicado, desde a sua fundação, a promover cursos, encontros e seminários, assim como projetos junto aos governos do Estado e dos Municípios, para o que tem contado com o apoio do Ministério da Cultura, onde a FUNARTE tem sido uma das suas mais tradicionais parcerias.

É importante mencionar alguns dos projetos desenvolvidos pela ARTB.

Novembro 2006 – BONECART 03 Mostra Regional de Teatro de Animação, Cabo Frio, RJ. Apoio da FUNARTE e Prefeitura Municipal da Cidade de Cabo Frio.

Janeiro de 2004 – Sob os auspícios do Ministério da Cultura , Lei Rouanet, e com o patrocínio de Cebion , 1º FEST-RIO de Teatro de Bonecos. Apoio da FUNARTE e da Secretaria de Estado da Cultura. Espetáculos encenados nos Teatros João Caetano e Glauce Rocha.

Dezembro de 2002 – Com o patrocínio do Ministério da Cultura, Secretaria da Música e Artes Cênicas, Fundo Nacional de Cultura, Seminário A Trajetória do Teatro de Animação no Brasil, um encontro dos principais pesquisadores da arte do títere de todo o país, com o objetivo de mapear as formas e as trajetórias da presença do teatro de animação no Brasil.

De 1996 a 2001, ARTB responsável pela programação e administração do Teatro de Marionetes e Fantoches Carlos Werneck, no Parque do Flamengo, patrocínio do RIOARTE. Clientela cativa aos domingos.

Destaque deve ser dado também aos projetos especiais ali realizados, como Brasil 500 Anos, Matinês Escolares às quintas feiras, Mês do Folclore, entre muitos outros.

Na década de 80 realizados três festivais de teatro de bonecos: 1986 em Cabo Frio, com o apoio da Prefeitura local/ 1987 e 1989 Nova Friburgo, com o apoio do SESC.

(Última Capa)

ARTB
Av. Rio Branco 179 / 5º andar
Centro, Teatro Glauce Rocha
20040-007, Rio de Janeiro, RJ

Tel. p/contato (21) 9989.2023
artb@terra.com.br