Convite do espetáculo que estreou na Casa de Cultura Laura Alvim, em abril de 2004

Filipeta, 2004

Programa, 2004

Barra

Priscila Camargo. Fotos: Marco Antonio Resende

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA) 

(Capa) 

Este espetáculo foi montado com o recurso do
Fundo de Apoio da Cidade do Rio de Janeiro

Rio Prefeitura / Culturas
apresenta

HISTÓRIAS DA MÃE ÁFRICA

com Priscila Camargo
Direção: Cacá Mourthé

(Interior) 

“História, História”

“Fortuna do Céu, Amém!”

Em Cabo Verde e em outros países da África, o Griot que é o tradicional contador de história, antes de começar seu oficio diz: “Storia, Storia” e a plateia responde: “Fortuna di séu Amém”

É isso que vamos fazer, trazer fortunas do céu da África, esse continente cultural riquíssimo, para as nossas crianças, no nosso tempo e lugar.

Nas Histórias Africanas, mais do que em qualquer outra cultura, a oralidade é cultuada como uma grande riqueza e o contador de histórias, mesmo quando é capturado por uma tribo inimiga, tem sua vida preservada pra que ele possa continuar contando suas Histórias do passado as do presente e as que ainda vão acontecer.

Mergulhar nesse universo místico, misterioso e rítmico foi uma das experiências mais intensas e profundas que já me impus como contadora de histórias.

Não tivemos pretensão de desvendar o continente, nem mesmo de abranger todos os países, pois tal tarefa seria impossível em um único espetáculo.

Usando uma geografia simbólica, afetiva, religiosa e de tradições, apresentamos de forma lúdica, um pouco da beleza, dos ritmos, do misticismo, da religiosidade e da sabedoria desses povos tão antigos quanto a humanidade, nas histórias que nos tocaram: as que vieram dos nossos afrodescendentes, (Nigéria, Benin, Gana, Togo, Angola e Moçambique); da África Mulçumana, ao Norte (Marrocos, Tunísia, Argélia e Líbia) da Etiópia, Senegal, Cabo Verde, Quênia e Egito.

Em algumas histórias pudemos precisar o país, já em outras não, como nas histórias de bichos, que permeiam quase toda África.

Representando em cena um Griot verdadeiro, que tivemos a honra de conhecer: Sotigu Kouyaté, Griot, filho de Griots que hoje leva para o mundo, através da companhia de Peter Brook, a cultura Burkina Fasso, homenageamos todos os Griot Africanos, que espalharam e espalham pelo mundo valores éticos, e respeito á natureza, ao conhecimento, ao homem e suas tradições.

A esses seres íntegros e inteiros, dedicamos este espetáculo. Com a proteção e a permissão de todos os Orixás. Axé a todos.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               Priscila Camargo – Produtora e Atriz

Euá
Assim é chamada pelo povo iorubá. É um Orixá, que representa a Mãe protetora dos artistas, das artes e da beleza. Também conhecida como a Senhora das transformações e aparece trazendo o sonho, o faz-de-conta e a perpetuação da arte de contar Histórias. (África Ocidental: Nigéria e Benin).
Irôco
Uma árvore sagrada que abriga homens e divindades. Dizem que foi a primeira a ser plantada. Simbolizando a árvore da vida, esta no centro do espetáculo. Ela caminha, dá conselhos e protege os necessitados. Tem raízes profundas no Aiê (terra) e os galhos no alto do Orum (céu). (Nigéria e Benin).

Iemanjá
Orixá mais conhecida dos Brasileiros, também do legado dos nossos afrodescendentes, é a Grande Mãe de todos os Orixás. Diz a lenda, que ela criou como seus, os filhos de outras mulheres. (Nigéria e Benin)

Só Deus é Rei
É uma história vinda do norte mulçumano da África. A fé de um homem do povo vence a arrogância de um rei. (Marrocos e Tunísia)

A Raposa e a Serpente
Essa fábula sugere como esses dois animais deixaram de ser amigos. É atribuída também ao Centro e ao Sul da África. (Quênia)

Blimundo
Lenda tradicional sobre um boi encantado, contada através de cantos. Equivale ao nosso bumba-meu-boi. (Cabo Verde)

A História de Nitócres
É a saga de uma Cinderela Egípcia, provavelmente mais antiga que a ocidental, pois, essa história foi encontrada nos antigos papiros e data de 2350 A.C. É cheia de emoções, música e poesia. (Egito).

O Menino de Ouro e o Menino de Prata
Uma fábula africana cheia de magia, sobre os valores e as qualidades profundas da alma. (África do Sul-Suazilândia).

A Pedra com Barba
De forma inusitada, com humor e magia, os bichos nos pregam uma peça. (Senegal)

Os Riscos Mágicos 
Uma história etíope, recontada em Angola, pelo escritor Dário de Melo, ela nos traz uma charada: O que é? O que é? Pode ser comprado com a moedinha, cabe num bolso, mas enche uma sala do chão até o teto? Quer saber a resposta venha assistir o espetáculo!

Músicas

África – Abertura: Via Negromonte e Priscila Camargo
Canção do Ventre: Priscila Camargo
Canção dos Orixás: Priscila Camargo e Via Negromonte
Canção do Nilo: Via Negromonte e Priscila Camargo
Blimundo: Canção Folclórica

Agradecimentos

Alexandra Calvente, Ana Wiltgen, André Barcellos, Beth Pereira, By Mayra Sistem Cia Universo dos Bonecos, Dandara, Danielle Ramalho, Dario Firmino, Denise Palha, Diana Reis, Dida Camero, Dilma Xavier, Domingos Oliveira, Elyr Duarte, Fatu, Felipe Varella, Glória Roland, Guiomar Abreu, Hércoles Jaci, Isabela Rescala, Jaime Treiger, Jongo da Serrinha, José de Jesus (Gráfica Barbero), José Manuel Arriga, Lucia Helena Paz Luciane Menezes, Lucy Ribeiro, Maria Teresa, Lopes Leite, Mariá D’Alcântara, Mauro da Silva, Moema Quintanilha, Natan, Nícia Grillo, Paulo Mattos, Robson Pereira de Mello, Salathiel Gondim Barreto, Sofia Helena, Sonia Maria Correa Mograbi, Tânia Amara, Tim Rescala, Zeca Ligiéro, Zeh Rescala.

Agradecimentos Especiais

Prof. José Flávio Pessoa de Barros, Maria Lucia da Silva, Edwiges Rosalia Ferreira, Francisco Neves, Mãe Beata de Iemanjá, Rita Chaves, João Branco, Benita Prieto, Manuela Soeiro, José Henrique Freitas, Reinaldo Sant’Ana, Maria Eugênia Urrestarazu Silva, Luiz de Oxossi, Cleo Martins, Roberval Marinho, Dário de Melo, Reginaldo Prandi e Pierre Fatumbi Verger.

Agradeço aos meus ancestrais, aos meus pais e a todos os que me ajudaram a realizar este espetáculo, no visível e no invisível.

(Última Capa)

Histórias da Mãe África 

Elenco

Priscila Camargo

Ficha Técnica

Direção: Cacá Mourthé
Texto e Adaptação: Priscila Camargo
Cenário e Figurino: Chico Spinosa
Iluminação: Aurélio de Simone
Direção Musical: Via Negromonte
Violão e Arranjos: Marcelo Daguerre
Percussionista: Anderson Vilmar do Jongo da Serrinha
Assistente de Cenário e Figurino: Jô Resende
Assistente de Direção: Elza Lopes de Almeida
Estudo das Histórias: Angela Philippini
Auxílio na Pesquisa das Histórias: Gislayne Matos
Programação Visual: Romero Cavalcante e Jongo Oliviere
Cenotécnico: André Sales
Aderecista: Clivian Cohen
Fotos: Marco Antonio Resende
Fotos Pré-produção: André Pinnola
Assessoria de Imprensa: Acquaint Estratégia em Comunicação e Marketing
Preparação Vocal: Angela Herz
Preparação Corporal: Fabiana Martins
Trabalho com Fita: Mariangela Regufe
Desvendar da Voz: Maria Célia Guedes
Escultura em Madeira: Antonio Castro
Esculturas: Glauco Bernardi
Confecção de Figurino: Dayse Rios
Contrarregra: Ivanildo dos Santos
Camareira: Ivonete dos Santos
Boneco de Marionete: Eduardo Mynssen, Denis Mynsen e Paulo Rodrigues
Bonecos: Pedra Barbada, Coelho e Raposa : João de Freitas e Magali Cavalcanti
Bonecos: Serpente, Hiena : Delfina Reis
Cabelo e Maquiagem: Dudu Mackelburg
Produção Executiva: Nilda Guimarães
Realização: Hangar Produções Artísticas

Site: www.priscilacamargo.com.br

Apoio

(Logos) Chapeax, DeMillus, HDB Spa, Academia Local, Casas Pinto, Taberna, Roma Assessoria Contábil, Siligel Comércio, Prefeitura Rio