Programa, 2004

Filipeta, 2004

Édio Nunes, Giselda Maulerm Jorge Maya. Foto: Dalton Valério

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Centro Cultural Banco do Brasil

apresenta

CAIA NA GANDAIA

(Interior)

É com orgulho que a Telemar apresenta Caia na Gandaia, espetáculo com o qual a Cia Dramática de Comédia comemora 10 anos de atividade. Um dos poucos grupos de teatro estáveis em atividade no Rio de Janeiro, a Companhia tem se destacado pelos espetáculos de qualidade dedicados ao público infanto-juvenil. E chega a 2004 tendo muito que festejar.

Com uma trajetória coerente e bem-sucedida, refletida, por exemplo, na quantidade de prêmios conquistados desde a primeira estreia, a Cia Dramática de Comédia tem investido em montagens, onde adaptação de textos clássicos e a pesquisa de certo humor brasileiro convivem com uma estética muito marcante. Mas, talvez, a característica mais importante do trabalho do grupo seja o respeito à inteligência das crianças e jovens. Aliás, podem-se acrescentar também os adultos, uma vez que os espetáculos, invariavelmente, conquistam os mais velhos.

Com Caia na Gandaia, mais uma vez, a Cia. Dramática de Comédia tem tudo para agradar os públicos de todas as idades ao trazer de volta, para os adultos, os personagens impagáveis das comédias da Atlântida e ao conectar a garotada do século XXI com o universo das chanchadas do nosso cinema, marcado pela alegria e o humor ingênuo, profundamente brasileiro. A montagem é uma das selecionadas pelo Programa Telemar de Patrocínios 2004 e tem apoio do Instituto Telemar, que trará ao Teatro II do CCBB estudantes de escolas públicas e beneficiados por projetos sociais cariocas para também participarem dessa festa. Bom divertimento.
Telemar

O Centro Cultural Banco do Brasil abre suas portas para o teatro infanto-juvenil e apresenta Caia na Gandaia, peça da Cia Dramática de Comédia, inspirada nas chanchadas – gênero cinematográfico bem ao estilo brasileiro que teve seu apogeu na década de 1950.

De tom ingênuo e humor malicioso, as chanchadas desenvolveram fortes vínculos com o musical e o carnavalesco, aspectos dos mais pitorescos do jeito de ser do povo. Os filmes de produção simples e barata, com elementos herdados da rádio e do teatro de revista, conquistaram o gosto popular e levaram multidões às salas exibidoras.

A Cia. Dramática de Comédia carioca trabalha, há dez anos, com repertório dedicado à comédia. Vem desta investigação a opção por homenagear vedetes, astros e os clássicos da Atlântida – estúdio que escreveu seu nome na história do cinema brasileiro.

O Banco do Brasil tem satisfação de realizar este espetáculo, com produção patrocinada pela Telemar. Ao caminhar juntos em ações orientadas no sentido de democratizar a cultura, Banco e empresa somam esforços e dão corpo ao compromisso social.

Centro Cultural Banco do Brasil

Elenco

Cleiton Rasga: Pitanga
Édio Nunes: Picolé
Eduardo Rieche: Prof. Xenofontes
Giselda Mauler: Eliana Santoro
Jorge Maya: Tião
Sonia Praça: Lolita
Jaderson Fialho – Stand In

Músicos
Adriano Souza: Piano
Dôdo Ferreira: Baixo Acústico
Jamir Torres: Bateria

Ficha Técnica

Texto e Direção: João Batista
Direção Musical e Arranjos: Marcelo Neves
Cenografia: Doris Rollemberg
Figurinos: Mauro Leite
Iluminação: Renato Machado
Preparação Vocal / Arranjos Vocais: Paula Leal
Músicas Originais: Paula Leal e João Batista
Coreografias e Direção de Movimento: Sueli Guerra
Coordenação de Projeto: Giselda Mauler
Direção de Produção: Sonia Praça
Produção Executiva: Christine Braga
Programação Visual: Luciano Praça
Projeto e Operação de Som: Leo Magalhães
Fotos de Divulgação: Dalton Valério
Assessoria de Imprensa: João Pontes & Stella Stephany
Assistente de Cenografia: Alessandra Cadore
Assistente de Iluminação: Pablo Rodrigues
Assistente de Produção: Rogério Freitas
Administração de Bilheteria: Cristiana Serra
Operador de Luz: Pablo Rodrigues
Confecção de Figurinos: Jorge Luiz Pereira
Alfaiate: Mauro Mayato
Perucas: Divina
Cenotécnico: Celso Luiz dos Santos
Aderecista: Andréa Vieira
Maquinista: Marcão
Camareira: Ana Lares
Equipe de Montagem de Luz: Diego Diener / Leo Rodrigues / Nec Vila Nova

Roteiro Musical

Na Gandaia: Paula Leal – João Batista
No Tabuleiro da Baiana: Ary Barroso
Mambo Caçula: Benício Macedo – Bené Alexandre
Marcha do Sapinho: Norte Victor – Humberto Teixeira
Se é Pecado Sambar: Manoel Santana
Breque de Helena de Tróia: Paula Leal – João Batista
Final da Gandaia: Paula Leal – João Batista

Temas Instrumentais: Marcelo Neves

“O povo ama as coisas que o alegram.”
Machado de Assis

Caia na Gandaia é uma grande brincadeira que homenageia duas fontes de alegria para o povo brasileiro: nossos comediantes e nosso carnaval.

Uma homenagem que vai desde o nome de alguns personagens (espécie de trocadilho com nomes de astros e estrelas da época) até a investigação sobre um estilo de representação e um tipo de humor genuinamente brasileiros.

Voltando os olhos para as chanchadas carnavalescas da Atlântida é emocionante pensar sobre como essas comédias recheadas de sambas e marchinhas são “a cara” do povo brasileiro, com sua permanente opção pela alegria, mesmo diante dos problemas e das dificuldades.

E apresentar o resultado desse trabalho para crianças, jovens e adultos de todas as idades é a melhor maneira de comemorar os dez anos da Cia. Dramática de Comédia.

João Batista

A Cia. Dramática de Comédia comemora em 2004 dez anos de atividades. Durante esse tempo, manteve um mesmo núcleo que inclui diretor, atores e equipe de criação, e montou 6 espetáculos (5 infanto-juvenis e um adulto). Caia na Gandaia é o sétimo trabalho da companhia , que, para 2005, prepara uma nova incursão no teatro adulto com O Homem da Cabeça de Papelão, adaptação de João Batista do conto homônimo de João do Rio.

Espetáculos Anteriores

2002 – O Mundo é Grande, de João Batista.
Prêmio Maria Clara Machado de melhor ator – Nando Cunha

1998 – George Dandin, de Molière.

1997 – E-PA-MI-NON-DAS (adaptação do conto homônimo de Arthur Azevedo).
Prêmio Coca – Cola de Melhor Figurino.

1996 – Esconde-Esconde (adaptação de Judas em Sábado de Aleluia de Martins Pena).
Prêmio Coca – Cola de Melhor Ator – Eduardo Rieche
Prêmio Coca – Cola de Melhor Figurino

1995 – Volpone – O Morto Mais Vivo do Mundo, adaptação de Volpone de Ben Jonson
Prêmio Mambembe de Melhor Atriz Coadjuvante – Sonia Praça

1994A Incrível História do Homem que Bebia Xixi, adaptação de O Médico Volante de Molière
Prêmio Coca – Cola de Melhor Figurino

Cia. Dramática de Comédia

Cleiton Rasga, Doris Rollemberg, Giselda Mauler, João Batista, Mauro Leite, Renato Machado, Sonia Praça

Agradecimentos

Antônio Guedes (Teatro do Pequeno Gesto), Bruno Sérgio, Carlito (Teatro Arena), Carlos Chapéu, Celina Monteiro Camarinha, Clélia Argolo, Daniel Estill, Delânia Cavalcante, Diva Monteiro Pereira, Flávia Serejo, Funcionários do Centro Cultural Banco do Brasil, Funcionários do Instituto Telemar, Gisela Saldanha, Leci Vilela de Brito, Mabel Tude, Marcos Paulo da Costa, Maria Arlete Gonçalves, Maria da Penha Lima, Marco Antonio (Mala e Cuia), Margareth Bernardo Silva, Paulo C. A. Palmeira, Paulo Mazzoni, Paulo de Tarso, Pedro Solberg, Priscilla Anne, Roberto Guimarães.

Realização

(Logo) Centro Cultural Banco do Brasil

Patrocínio

(Logo) Telemar

Apoio Cultural

(Logos) Instituto Telemar, Secretaria de Estado de Cultura, Werner Tecidos, Caçarola de Barro Restaurante, Vegan Vegan Vegetariano, Jump Club Restaurante e Catsapá – Escolas de Músicas