Folder, 2001

 

Barra

(INFORMAÇÕES DO FOLDER)

(Capa)

Pompéia apresenta

CIRCO GIRASSOL

(Interior)

É preciso armar o circo no coração dos homens.
                                                                              Cláudio Levitan

Em meados de 1999 nascia o Circo Girassol, fruto da obstinação de Dilmar Messias. Em maio de 2000 estreava Pão & Circo, o primeiro espetáculo de um circo gaúcho incorporando a linguagem do chamado novo circo. Estava assim materializado um sonho acalentado durante muitos anos, desde o início dos 70 quando o grupo Girassol mambembava pelo interior do nosso Estado levando suas personagens coloridas e suas histórias líricas e fraternas, para as cidadezinhas e cidadezonas.

Nestes 3 anos de atividades o  Circo Girassol além de produzir 2 espetáculos, Pão & Circo e Cyrano nas Nuvens, e  percorrer mais de 60 cidades, vem se dedicando a repassar os ensinamentos recebidos nas oficinas com o Corpus Acrobatic de Amsterdam e nos cursos periódicos de reciclagem com os professores e profissionais da Escola nacional de Circo, com quem mantém convênio, através de performances e oficinas. Estas oficinas, tanto as itinerantes quanto as permanentes estruturam a primeira escola gaúcha de circo.

Acompanhe as peripécias do cavalheiro Cyrano de Bergerac em sua celestial aventura

Cyrano nas Nuvens, narra às aventuras de Cyrano de Bergerac, que acompanhado pelo palhaço Pinguinho, peregrina pelo purgatório, inferno e paraíso até encontrar-se com Deus e pedir que Ele lhe conceda a glória de viver ao lado de sua amada. Personagem imortalizado por Edmond Rostand, Cyrano é conhecido por seu nariz extraordinariamente grande, sua agudeza de espírito e sua paixão por Roxane. O espetáculo mantém as características que fazem do grupo, um dos expoentes do chamado “novo circo” no Brasil: a pesquisa da linguagem circense, a renovação e o apuro técnico. Com uma narrativa teatral divertida e séria ao mesmo tempo, o grupo usa números circenses de trapézio, lira, arame, corda indiana, elástico e engraçados palhaços, para contar mais uma de suas histórias e alegrar adultos e crianças.

Pão & Circo um espetáculo de Circo Teatro sobre uma  divertida família de palhaços.

Nestes três anos de atividade, com mais de duzentas apresentações, o espetáculo Pão & Circo além de ser o primeiro espetáculo genuinamente de circo a acumular 6 indicações (Melhor Espetáculo, Direção, Atriz, Trilha Sonora, Figurino e Produção) e 3 Prêmios Açorianos da Prefeitura de Porto Alegre, é uma bem sucedida experiência de fazer circo no RGS, que arrebatou adultos e crianças em todos os lugares por onde andou. Escrito e dirigido por Dilmar Messias Pão & Circo recupera o colorido e magia do circo tradicional acrescentando a  jovialidade do “novo circo”, mesclando música, dança, e circo, com uma estrutura teatral. Com este conceito contemporâneo de Pão & Circo conta à atribulada relação de uma família de palhaços, diverte e encanta o público e serve de pretexto para o desenrolar das atrações circenses.

Performances e Oficinas

As performances se adaptam conforme o espaço cênico e a proposta, sendo elaboradas com os seguintes números: Malabaristas, Palhaços, Acrobatas, Trapezistas, Contorcionista

Tecidista, Pirofagistas, Dança, Pernas de Pau, Mágicos.

A equipe do Circo ministra as seguintes oficinas: Tecido aéreo, Trapézio e acrobacia, Solo, Malabarismo e clown.

Locais para apresentação:

Para as apresentações dos espetáculos e também das performances e oficinas, o Circo Girassol dispõe de quatro possibilidades de espaço cênico

Lona do Circo

O Circo em sua estrutura tradicional: lona, palco e arquibancadas

Pirâmide

Um espaço independente e móvel com 64m2 e 6 m de altura máxima no centro

Área local ou Ar livre

Conforme o interesse a disponibilidade de espaço, as apresentações podem ser adaptadas para áreas cobertas (ginásio, salões, galpões) ou para o ar livre (praças, parques)

(Última Capa)

(Logos) Projeto Cultural Pompéia, LIC, Lei de Incentivo a Cultura, Governo do Rio Grande do Sul, Brasil Telecom.

Circo Girassol

Av. Venâncio Aires, 912 sala
CEP 90035.120 – Porto Alegre – RS

Fone (51) 388.1348
Fax: (51) 330.8371
atoseren.ez@terra.com.br
www.circogirassol.com.br