Programa, 1999

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

90 Anos Theatro Municipal do Rio de Janeiro

PEDRO VERSUS O LOBO

(Verso da Capa – Desenho) 

(Página 1) 

Governo do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria de Estado de Cultura
Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Semana da Criança – Outubro 1999

Pedro Versus o Lobo

Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal
Regência Silvio Barbato
Música Sergei Prokofiev
Texto Justin Lock

(Página 2) 

Governo do Estado do Rio de Janeiro
Governador Anthony Garotinho
Vice-governadora Benedita da Silva
Secretário de Estado de Cultura Adriano de Aquino
Presidente da Fundação Teatro Municipal Dalal Achcar
Vice-Presidente da Fundação Teatro Municipal Ciro Pereira da Silva

(Página 3) 

A Semana da Criança no Theatro Municipal

Ao comemorarmos a Semana da Criança no Theatro Municipal, com uma programação de alto nível especialmente elaborada para a ocasião, esta administração visa enfatizar a importância da Arte na Educação de um povo.

Esta nação só será respeitada e admirada, e mesmo reverenciada, quando puder mostrar ao mundo sua riqueza de ideias, de criatividade ímpar e a capacidade de uma cultura universal com características próprias.

Para tal é necessário que crianças e jovens tenham a possibilidade de vivenciar as Artes e encontrar nelas a fonte inesgotável de inspiração.

É com muito orgulho que o Theatro Municipal abre suas portas a uma programação infanto-juvenil acessível a todas as camadas sociais, para participar da construção de um terceiro milênio com maior igualdade de chances, abrindo caminho para um Brasil maior.
                                                                                                     Dalal Achcar – Presidente da Fundação Teatro Municipal

(Páginas 4 a 7) 

Elenco

Lobo: Evandro Mesquita
Promotor: Du Moscovis
Participação Especial como Juiz: Sérgio Viotti
Pedro: Hélder Agostini
Estenografa: Chiara Santoro
Policiais Gatonas: Silvia de Carvalho Cruz e Alessandra Diamante Buregio
Gato: J. P. Staron
Policiais Masculinos: Jayme Guerra e João Florenço
Dublês do Lobo: J. P. Staron e Cico Caseira

Cordas (Pedro)
Spalla: José Rogério Rosa
2º Violino: Angelo Dell’Orto
Viola: Geraldo Monte
Violoncelo: Cássia de Menezes
Flauta (Passarinho): Kátia Pierre
Oboé (Pata): Harold Emert
Clarineta (Gato): Moisés dos Santos
Fagote (Avô): Elione de Medeiros
Percurssão (Caçadores): Andre de Mello Santos
Trompas (Lobo): Philip Doyle, Francisco de Assis e Luciano Barbosa
Trompete (Malandro 1): João Carlos dos Santos
Trompete (Malandro 2): Gilberto Oiliveira

Ficha Técnica

Direção: Cacá Mourthé
Cenários e Figurinos: Lan
Iluminação: Maneco Quinderé
Tradução: Sérgio Viotti
Assistência de Direção: Carlos Cardoso
Coordenação de Elenco: Cico Caseira
Adaptação de Figurinos: Osvaldo Arcas
Pianista Ensaiador: André Carrara

(Página 8 – foto do Elenco)

(Página 9) 

Pedro Versus o Lobo

Um dia, há muitos anos atrás (em 1936), um compositor russo chamado Sergei Prokofiev criou uma peça musical para mostrar às crianças a variedade de instrumentos da orquestra. Pedro e o Lobo fez tanto sucesso que quase todo mundo conhece a história do que se passou na floresta no dia do sumiço da pata Sônia.

Mas, há pouco tempo, o músico e escritor americano Justin Locke resolveu tirar a limpo os acontecimentos daquele dia tumultuado e levou o caso para o tribunal. Desta vez, o comilão e malandríssimo Lobo conta a sua versão dos fatos e tenta se defender da gravíssima acusação feita por Pedro: “patacídio premeditado, em primeiro grau e de uma bocada só”.

A história que vamos ouvir começa com todos os carros de polícia perseguindo o Lobo, que tinha fugido do Jardim Zoológico. Para se esconder dos policiais o Lobo entra no teatro, por achar que lá nunca irão procura-lo. Mas, de repente, o Lobo vê que o teatro está cheio de gente e se assusta. Ele fica todo agitado e começa a falar uma porção de coisas, tentando convencer todo mundo de que é inocente. Ao perceber que não conseguirá se livrar com facilidade da situação, o Lobo se vê obrigado a comparecer ao julgamento.

Ao entrar no tribunal o juiz tenta manter o silêncio, mas a orquestra começa a fazer o maior barulho. O Juiz, que não suporta bagunça, foi logo batendo o martelo e pedindo ao maestro que controlasse os músicos. Na verdade, os músicos estavam apenas afinando os instrumentos, como explicou o maestro. Mas o Juiz ameaçou: se não fizessem silêncio ele julgaria o caso usando uma “transcrição para piano”.

(Página 10) 

O piano, entre todos os instrumentos, é o único que pode tocar uma música que é feita para orquestra. Pode, portanto, substituí-la, desde que o compositor ou o arranjador, faça as adaptações necessárias, ou seja, a transcrição.

O Juiz chama para depor os instrumentos de sopro da família das madeiras, pois cada instrumento representa um personagem da história:

Flauta: o Passarinho de Sacha
Oboé: a Pata Sônia
Clarineta: o Gato Ivan
Fagote o Avô

O Lobo pergunta para a flauta que tipo de instrumento ela é. A flauta responde que é um instrumento da família das madeiras.

Mas como é que pode um instrumento da família das madeiras ser feito de metal?

Ora, o Lobo pensa que ninguém sabe, mas os primeiros instrumentos de sopro que existiram no mundo foram feitos de ossos e, logo depois, o homem descobriu que podia fazer a flauta de madeira (que existe até hoje). Após muitos e muitos anos a flauta passou a ser fabricada em metal. Por isso, até hoje, a flauta é classificada como instrumento da família das madeiras.

(Página 11)

São chamadas as segundas testemunhas: o grupo dos instrumentos de cordas, que representam Pedro: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. As cordas são o principal grupo de instrumentos da orquestra, ficam à frente de todos os outros. Os primeiros violinos normalmente tocam os temas mais importantes, alternando com os segundos violinos. O chefe do grupo dos primeiros violinos, também chamado spalla, é quase tão importante quanto o maestro. Aliás, antigamente, era ele quem regia a orquestra, como ainda hoje acontece com as orquestras pequenas.

Depois das cordas é convocada a terceira testemunha: a percussão (tímpanos, carrilhão, xilofone, chocalho, tamborim, tambor, bloco chinês, caixa, címbalos, tantã) que representa os caçadores Micha, Yasha e Vladimir, o Grande.

Existem centenas de tipos de instrumentos de percussão. Podem ser feitos de metal, madeira, pedra, palha, cerâmica, plástico ou pele de animal. Tudo indica que foram os primeiros instrumentos inventados. São divididos em dois grupos: os afinados e os não afinados.

(Página 12) 

O Promotor chama para depor as três trompas, que representam o Lobo.

As trompas, junto com o trompete, o trombone e a tuba, formam o grupo dos instrumentos de metal. Eles são também instrumentos de sopro, como os da família da madeira, a diferença está no tipo de bocal.

Tocando em um tom menor e em um registro mais baixo, o som se torna atemorizante, assustador, numa demonstração do quanto estas mudanças podem modificar completamente o espírito da música.

Observe as diferenças entre os sons, pois também pelo som podemos reconhecer as pessoas, os animais e as coisas. O zumbido de uma abelha, por exemplo, tem um som agudo, longo e muito suave, enquanto o latido de um cachorro é agudo, breve e forte. A flauta representa o passarinho porque é capaz de produzir sons muito agudos, assim como o fagote representa o avô, porque tem sons mais graves.

O ouvido pode ser aperfeiçoado, é o caso do ouvido dos músicos. O maestro, apesar da grande quantidade de músicos e da variedade de instrumentos da orquestra, tem o ouvido apurado que pode identificar se algum músico desafinou, se atrasou ou se adiantou. Ouça a música e preste bastante atenção para ver se consegue identificar quais instrumentos que estão tocando.

(Página 13) 

Voltando à nossa história, depois de tomados todos os depoimentos dos personagens, o Juiz não conseguiu reunir provas para declarar o Lobo culpado, apesar de todas as suspeitas. Era a palavra de Pedro contra a do Lobo. Mas, eis que Pedro se lembra de olhar a partitura original de Prokofiev e percebe que dois instrumentos ainda não tinham dado seu depoimento – o trompete e o trombone. Apesar deles não terem visto o que aconteceu, eles têm ouvidos apuradíssimos e ouviram tudo direitinho, até aquele barulho estranho de uma boa engolida.

(Página 14) 

Sergei Prokofiev – Compositor

Compositor russo, nasceu em Ekaterinoslav, em 1891, e morreu em Moscou em 1953. Aos 14 anos já tinha composto peças para piano e orquestra, além de quatro óperas.

Em 1917, deixou a Rússia e morou nos Estados Unidos, na Alemanha e na França. Mas nunca se desligou de sua terra natal, para onde voltou a partir de 1934, fixando-se em Moscou.

Seu estilo sofreu várias mudanças bruscas, oscilando entre sutilezas requintadas e fortes acentos populares. Um dos traços característicos da música de Prokofiev é o brilhante humorismo. Sua fantasia sinfônica Pedro e o Lobo fascina crianças e adultos há muitas gerações.

Justin Locke – Autor

Justin Locke, autor da adaptação Pedro versus o Lobo, passou 17 anos tocando contrabaixo no grupo Boston Pops, antes de se tornar escritor e produtor nos Estados Unidos.

Pedro versus o Lobo é seu melhor trabalho no gênero e tem sido apresentado pelas orquestras mais importantes dos Estados Unidos. Recentemente teve sua estreia na Europa e agora no Brasil.

Silvio Barbato – Regente 

Estudou composição e regência no Brasil com Cláudio Santoro e recebeu o Diploma de Alta Composição no Conservatório Giuseppe Verdi, em Milão. Em 1985, aos 26 anos, estreou no Theatro Municipal. Sua tese de doutorado, na Universidade de Chicago, resultou na edição crítica da partitura O Guarani, de Carlos Gomes.

É regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, diretor artístico do Teatro Nacional de Brasília e principal regente convidado do Balé de Flórida. Recentemente fez a direção musical do filme Villa-Lobos, uma vida de paixão, de Zelito Vianna.

(Página 15)

Cacá Mourthé – Diretora

Maria Clara Machado Mourthé nasceu no Rio de Janeiro, em 1959, na família da famosíssima autora, diretora e professora Maria Clara Machado. Começou sua atividade como atriz na adolescência, atuando principalmente no teatro, mas também no cinema e na televisão.

Na década de 1980, Cacá Mourthé iniciou sua bem sucedida carreira como diretora, recebendo os prêmios Mambembe e Coca-Cola. Em 1992, estreou como autora de peças teatrais. Desde 1981, é professora do curso regular do teatro Tablado

Lan – Caricaturista

O desenhista Lan na verdade tem um nome gigantesco: Lanfranco Aldo Riccardo Vaselli Cortellini Rossi Rosini. Nasceu em 1925 na pequena cidade italiana de Montevarchi, foi criado em Montevidéu, morou em Buenos Aires e se apaixonou pelo Rio de Janeiro, onde vive até hoje.

Seus desenhos são crônicas ilustradas da vida carioca. Seu lápis ginga feliz nas pranchetas. “É o mais malandro dos instrumentos de desenho”, diz o bem humorado cartunista, que é Cidadão Carioca Honorário e, em 1997 virou samba-enredo da Escola de Samba Vizinha Faladeira, com o tema “A cara alegre e colorida do Rio”.

Maneco Quinderé – Iluminador

Maneco Quinderé começou a trabalhar com iluminação em 1984. De lá para cá se tornou um dos mais disputados iluminadores do Brasil, tanto para as montagens teatrais como para os shows musicais e os espetáculos de dança. Ganhou muitos prêmios, entre eles o Molière e o Mambembe.

A iluminação é muito importante no espetáculo porque pode, assim como a música. Modificar o espírito do ambiente.

(Página 16) 

Evandro MesquitaLobo

Evandro Nahid de Mesquita tem 47 anos, nasceu no Rio de Janeiro e tem um tipo bem carioca. Começou sua vida artística em 1973, no Teatro Ipanema com Hoje é dia de Rock. Participou do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone e de suas criações coletivas. Partiu então para a direção e criação de peças. Na sua carreira musical com o grupo Blitz recebeu discos de diamante, ouro e platina, escreveu e dirigiu clipes musicais e shows. Na televisão atuou em novelas, escreveu roteiros e dirigiu vinhetas. No cinema trabalhou como ator, ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Gramado de 1991. Recentemente realizou o roteiro do longa Xuxa e paquitas em férias.

Eduardo Moscovis – Promotor

Eduardo Moscovis nasceu em 1968, no Rio de Janeiro. Cursou administração de empresas na Faculdade Santa Úrsula e trabalhou com seu pai. De repente, percebeu que não era aquilo o que queria. Parou tudo e entrou para o teatro. Frequentou o curso da Casa de Ensaio, depois o do Tablado e da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). Estreou no teatro em 1989 e desde então os trabalhos em teatro, cinema e televisão se multiplicam com muito sucesso.

(Página 17) 

Hélder Agostine – Pedro

Hélder tem dez anos de idade, mora no Rio de Janeiro e nasceu em Manaus, de uma família mineira. É um pré-adolescente cheio de energia, já participou de peças teatrais, filmes e novelas. Atualmente faz o personagem de Manuel em Força de um desejo, na TV Globo. Está na 4ª série do primeiro grau e faz o curso do teatro dos Grandes Atores, além de inglês, natação, equitação e a Escolinha de Futebol do Zico. Alias, futebol é uma das paixões do Hélder.

Sergio Viotti – Juiz

Uma das grandes paixões do ator paulista é o teatro. Escreveu, dirigiu produziu e traduziu, várias peças. Inclusive esta adaptação de Pedro versus o Lobo. Recebeu muitos prêmios e ganhou também o título de cavaleiro das Letras e das Artes, dado pela França e o título de Cidadão Carioca Honorário, por serviços prestados á cultura. Trabalhou no rádio, no teatro e na televisão, onde o seu mais recente papel foi o sofisticado e engraçado Tio Alceste. Aos setenta e dois, autor de quatro livros, Sérgio Viotti procura novos desafios. Ele se prepara para lnaçar o segundo volume da biografia da grande atriz Dulcilda de Moraes.

(Página 18 – Foto de Silvio Barbato Regendo OSTM)

(Página 19 – Foto de Ensaio)

Chiara Santoro – Estenógrafa

Chiara Santoro tem quinze anos desde pequenininha faz aulas de canto com a professora Agnes Moço, em Niterói, onde mora. Estreou no teatro em 1997, em Tubu, o menino Villa- Lobos e impressionou pela facilidade com que enfrentava a complicada Melodia Sentimental e também pelo estilo cômico de sua personagem Zildinha, a namorada mineira de Villa-Lobos. Chiara consegue conciliar o corre-corre da atividade artística com os estudos.

Carlos Cardoso – Assistente de Direção 

Carlos Cardoso nasceu em 1961, no rio de Janeiro. Começou sua carreira como ator no final dos anos 70, mas logo abandonou este caminho especializando-se em música para teatro. No início da década de 80 participou do grupo Manhas e Manias. É compositor de trilhas originais para teatro, cinema, e vídeo, diretor e produtor musical.

Cico Caseira – Coordenador de Elenco

Ator, e professor de Improvisação de Teatro Amador O Tablado e assistente de direção, o versátil Cico Ferreira já foi indicado para Mambembe como melhor ator coadjuvante, por sua atenção na peça Os Impagáveis, de Teresa Frota e para os prêmios Coca-Cola e Cultura Inglesa. Na televisão atuou em publicidade e novelas. E em 1999 fez assistência de direção para Cacá Mourthé na peça A Bruxinha que era Boa. 

(Página 20 – Brasão de 90 anos do Theatro Municipal 1909/1999 e Foto da OSTM) 

Quando um Teatro possui sua própria orquestra significa que o teatro tem uma programação muito importante para a sua cidade. É o caso do Theatro Municipal do Rio de Janeiro que além de orquestra, possui também Coro e Ballet.

A OSTM – Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal foi criada em 1931. Atualmente ela é composta por 97 músicos, assim distribuídos: 14 primeiros violinos, 10 segundos violinos, 12 violas, 10 violoncelos , 9 contrabaixos, 4 flautas, 4 fagotes, 4 clarinetas, 6 trompas, 5 trompetes, 5 trombones, 3 tubas, 2 harpas, 1 pianista, 1 timpanista e 3 percussionistas, além do regente titular. Para manter o bom desempenho da orquestras os músicos ensaiam todos os dias , em geral na parte da manhã. Silvio Barbato é o atual regente titular da orquestra da OSTM.

(Página 21)

Próximas Atrações do Theatro Municipal 

Nabuco

Ópera em Quatro Atos
De 3 a 9 de Novembro
Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal
Música: Giuseppe Verdi
Regência: Reinaldo Censabella
Direção: Iacov Hillel
Cenário: Hélio Eichbauer
Figurinos: Paolo Bregni

O Quebra Nozes
De 26 de Novembro a 19 de Dezembro
Orquestra Sinfônica e Ballet do Theatro Municipal
Música: Tchaikovsky
Regência: Silvio Barbato
Coreografia: Dalal Achcar
Cenários e Figurinos: José Varona

(Página 22) 

Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal

Maestro Titular: Silvio Barbato
Spalla: Erich Lehninger
Primeiros Violinos: Mariana Salles, Carlos Eduardo Hack, João Jerônimo Filho, Suray Doyle, Ricardo J. Menezes, José Dias de Lana, Francisco Perrotta, José Rogério Rosa, Luiz Carlos C. Marques, Antonella Pareschi, Paula Viana P.B Barroto, Ivan J. Quintana Pimentel, Vera Maria C. Barreto, Milena A. Baynova, Walter Hack, e Nathércia Teixeira da Silva
Segundos Violinos: Angelo Dell´Orto, Léo Ortiz, Bailon F.Pinto, Lucia Maria L. Pereira, Sérgio Rosento , Oswaldo L.T de Carvalho, André Hack, Glauco F. Cruz, Alexandre de P. Schuberte Gustavo J. Meneses.
Violas: Jairo Diniz, Eduardo Pereira, Jesuína Passaroto, Hindemburgo Pereira, Ana Maria C. Scherer, Maria Lea Lugão, Geraldo Monte, Isabela Passaroto, Mariana Miglieta, Ivan Zandonade, Noemi Uzeda e Fernando Maria Freire.
Violoncelos: Alceu de A. Reis, Marcelo Salles, Maria Flavia Rosa, Marie Bernard, Cassia de Meneses, Luiz Fernando Zamith, Eduardo J. de Menezes, Fiorella Ceroni, Sibely J.P. Lima e Eleonora F. Rodrigues.
Contrabaixos: Jorge Soares, Ricardo Candido, Denner Campolina, Antonio Arzolla, José Luiz de Souza, Alexandre Antunes, Leonardo de Uzeda, Nelson Cristiano Porto e Marco Delestre
Flauta / Flautim: Kátia Pierre da Costa, Marcelo Bonfim, Geraldo A. Moreira e Luiz Cuevas
Oboé / Corne Inglês: Adauto V. João, Elza M. Martins, Eliezer A. Moreira dos Santos e Harold Emert
Clarineta / Requinta/Clarone: Moisés dos Santos, Clovis T. Guimarães, Ricardo Silva Ferreira e Fernando José S. R. da Silveira
Fagote / Contra Fagote: Elione de Medeiros, Aloysio Fagerlande, Antonio Bruno e Marcio Zen.
Trompas: Philip Doyle, Francisco de Assis, Antonio Candido, Luciano Barbosa, Almir de Oliveira e Zdenek Svab
Trompetes: Paulo Mendonça, Jessé Sadoc do Nascimento, Darcy da cruz , Herald Reis e João Carlos R. Santos
Trombones: Dalmario de Oliveira, Paulo Fernando Prado e Fábio de Lima Bernardo.
Tubas: Matusalém de Oliveira, Paulo Fernando Prado e Fábio de Lima Bernardo.
Harpas: Cristina Braga e Silvia Passaroto
Tímpanos / Xilofone/Percussão: Eliseu Costa, Paraguassu Abrahão, Sérgio Naindin, André de Melo Santos, Cláudio L. Lima Teixeira e Edmere Sales.
Piano: André Carrara

Administrador da OSTM: Carlos Seabra Rato
Assistente Administrativo: Maria de Fátima M. Mota
Assistente: Gildásio M. Paiva
Assistentes Técnicos.: Edson Bahia. Justiniano Silvestre

(Página 23) 

Fundação do Theatro Municipal

Presidência: Dalal Achcar
Vice-Presidência: Ciro Pereira da Silva
Assessoria Especial da Presidência: Esmeralda Ryff e Maria Estela Kubstschek Lopes
Produção Executiva da Presidência: Aniela Jordan
Chefia de Gabinete: Jardilisa Dutra Meirelles
Diretoria Artística: Luiz Cláudio Prezia de Paiva
Diretoria Administrativa e financeira: Ana Maria de Pula Lamellas
Diretoria Operacional: Jair Lento
Assessoria Jurídica: Bernadete Maria Prestes Fróes
Assessoria Especial da Diretoria Administrativa e Financeira: Silvo César M. Santos
Diretor Musical Convidado: Fabio Machetti
Coordenadoria Artística de Dança: Gustavo Mollajoli
Maestro Titular da Orquestra Sinfônica: Silvio Barbato
Maestro Titular do Coro: Manuel José Cellário
Regente do Ballet: Dennis Gray
Assessoria Artística de Ópera: Bruno Furlanetto
Assitência da Presidência: Maria José de Barbosa
Assistência da Vice-presidência: Sergio Domingues, Alda Affonso, Maria José Fadul Abrantes e Maria Tereza Amaral
Assistência – Diretoria Artística: Wanderleia Pinto de Queiroz e Elaine Maria Pimentel de Sá
Assistência Jurídica: Ângela Guimarães de Souza
Assistência da Diretoria Operacional: Antônio Magalhães Martins e Angélica Alves
Coordenação de Recepção: Lucia Guimarães
Divisão de Dança: Beatriz Melucci
Arquivo Musical: Mariana Marques e Maria do Carmo Povoa
Centro de Documentação: Carlos Eduardo C. Mourão (Museólogo). Meire Mesquita (Arquivista) e Maria Vitíria Medina Céa (Assistente)

(Página 24) 

Corpo Técnico

Divisão Técnica: Jorge Pereira da Silva
Coordenador de Palco: Sérgio Santos
Assistência de Palco: Luiz Eduardo Porto e Adelmo Cavalcante de Oliveira
Maquinistas: Jorge Dias (Encarregado-Chefe), Jair de Assis Lameira, João Batista de Carvalho, João Wagner de Souza (Encarregados), Luiz Gonzaga Ferreira (Encarregado de Varanda), Adilson Francisco dos santos, Edexarles Soares Ferreira, Elias Gonzaga da Silva, Hermenegildo Pereira de Chaga, João Carlos dos Santos, José de Sant’Anna, Luiz Carlos S. Souza, Manoel Alves Ribeiro, Mario Jorge Ferreira Palheta, Severino Félix da Silva , Valdenir de Oliveira e José Flavio de Azevedo
Eletricistas Cênicos: Dino Velasquez Ramirez (Encarregado Chefe/ Operador), Jorge Neves dos Santos (Encarregado). Benedito Velásquez Ramirez, César Augusto Rodrigues, Edvaldo Augusto , Fausto Falco de Souza, Paulo Roberto Villa Nova, Rosimar Rodrigues de Lima e José Bertelli
Som: Luiz Augusto Feres Nohra, Paulo Roberto Fonseca e Antonio Carlos Medeiros de Araújo
Contrarregras: Juarez Carlos de Araújo, Melicio R. dos Santos e Francisco Carlos de Almeida
Camareiras: Alda Anderson, Sueli Máximo Lima, Ana Maria Vicente de Araújo e Letícia da Silva e Silva
Serviços Gerais: José Roberto Celestino da Silva, Ovédio dos Santos, Osmar Ovidio dos Santos e Bellarmino Prates
Administração: Elilene Neda Gomes da Cunha, Rita Vidal, Jorge Luiz de Freitas e Vera Lúcia de Araújo

Corpo Administrativo

Diretoria Administrativa e Financeira: Selma da Rocha Almeida, Sônia Santos Correira Lima, Antônio Guilherme Martins Pinto, (Assistentes), René da Costa (Encarregado) e Dalila de Souza Corsino
Divisão de Engenharia, Arquitetura e Manutenção: Regina Célia Conceição Façanha (Chefe da Divisão), Marisa dos Santos Assumpção (Arquiteta). Monique Valéria Chantal Péano (Engenheira), Ednaldo Vicente Menezes. Jadyr Boechat Filho (Encarregados). Sebastião Soares de Mello Lúcia da Silva
Divisão de Orçamentos e Finanças: Maria Carvalho da Cunha (Chefe de Divisão). José Santo Cecíliano (Chefe do Serviço de Tesouraria e Contabilidade), Elizabete Procópio do Carmo (Chefe do Serviço de Planejamento e Orçamento). Pierina Giovanini e Mauro de Sá
Divisão de Material, Patrimônio e Serviços: Alfredo Theophilo Abdala Filho (Chefe da Divisão), Clara Regina Gallarte de Menezes (Chefe de Serviço Material e Patrimônio). Celso Carvalho de Azevedo (Encarregado).Marli Pereira Santos. Suely Chavantes de Almeida e Marília Oliveira de Morais
Divisão de Recursos Humanos: Maise Pereira Marine (Chefe da Divisão), Leda Rego Marques (Chefe do Serviço de Controle e Pagamento), Nicéia Figueiredo Abdalla (Chefe do Serviço de Seleção e Treinamento), Dilza Fernandes, Cléa Neyde Pintas, Eledy Conceição dos Santos Pimenta, Patrícia Helena dos Reis Barbastefano e Maria Luíza Lopes
Setor de Reservas e Informações: (262-3935) Tânia Simões Baronnti Duque (Encarregada) e Isaulina Soares Corrêa.

Central Técnica de Produções

Administração: Maria das Graças Farani Vieira Gonçalves (Encarregada de apoio Administrativo) E Lindalva da Silva Silveira (Secretária)
Coordenação Técnica: Luiz Antonio F. Corrêa (Coordenador Técnico) e Luiz Carlos Silva
Cenografia: José Galdino dos Reis (Chefe de Serviço de Cenografia). José Gabriel de M. (Encarregado), Carlos Alberto B.Augusto, Osmar Lopes de Barros, Josias S. dos Santos, Josair Melgaço Ferreira, Claudemir P. de Souza, Elias dos Santos, Sebastiana De S. Silva, Solange Abreu A. Augusto, Alcemir S. Juvenil, Antonio C. S. Pinto e Paulo Thomaz da Silva
Adereço de Cenografia: Sebastião Raimundo de Carvalho (Encarregado), José Roberto F. Machado, Luiz Carlos Ferreira e Edson Inocêncio Silvério
Costura: José Pinto (Chefe de Figurino), Jarina Neves de Azevedo (Encarregada). Ivanildes Carmo dos Santos, Maria Rodrigues Rebelo, Maria Terezinha de O. Belo, Aladir D. Medina, Diléa Maria Ferreira, Simone Maria. Silva, Ângela Maria O. Nascimento, Noêmia C.P.Silva, Francisca C. Fontes, Rita Maria C. Silva, Therezinha de Jesus D. Queiroz, Edwiges M. Caeira, Marli M. Paiva, Maria José R. Da costa, Margarida de S. Machado C. Souza e Dina O. de Deus
Adereço de Figurino: José Manuel N. Proa (Encarregado), Cremilda R. V. Martinusso, Severina S. da Silva, Márcia C. Machado e Sônia Maria Francisco Alves
Carpintaria: Lauro Gomes Verella Filho (Encarregado), Gerson José de Oliveira, José Carlos Pereira, Josete V. Lopes, Ubirajara dos S. Corrêa, Laerte v. Da Silveira, Antônio D. da Silva, Venâncio Gomes Pains, Antonio C. Jesus, Joaquim Miguel, Francisco F. Gomes, Francisco E. Garcia, Carlos A. Vieira, Heronildo C. da Silva
Perucaria: Divina Sujam Suarez, (Encarregado), Maria das Graças de J. Gomes e Dida da S. Neves
Lavanderia / Tinturaria: Conceição Aparecida S. Pinheiro (Encarregada) e Nancy S. Pereira. Devaci F. da Silva
Cortina e Estofamento: Vicente Paulo da Silva (Encarregado), Nilson Guimarães e Lea Soares Pereira
Serralheria e Manutenção: Eli D’Ávila (Encarregado) e Dimão M. Pereira
Figurino e Contrarregra: (Acervo) Jorge Alves, Elizabeth N. Lopes e Elusilva da C. Ferreira
Serviços Gerais: Carlos Alberto M. Paiva (Motorista) e Marcelo Telles

(Página 25) 

Associação dos Amigos do Theatro Municipal

Entidade sem fins lucrativos fundada em 1984

Desfrute dos privilégios de ser um amigo do Theatro Municipal.

Você terá á sua disposição os melhores lugares do teatro, receberá seus ingressos em casas ou no escritório, participará das nossas promoções e será sempre o primeiro a saber das novidades artísticas, sem contar que você poderá assistir aos gerais abertos e saber como funcionam os bastidores.

Sócio Benemérito: João Gouvêa Vieira

Sócios Patronos: Sergen Engenharia S/A, Sharp Indústria e Comércio Ltda.

Sócio Diamante: Sami Cohn

Sócios Ouro: Anny Kimeblat, Bento Gabriel da Costa Fontoura, Caila Klien, Cook Richards, Dannemann Slemsen, Bigler e Ipanema Moreira, Ernest e Young, Sotec Aud. Ind, Guilerme Arinos , Ilza Giestas Tristão, Jurema silva Pires, Klabim Fab. de Papel e Celulose S/A, lúccia Slerca , Luiz Slerca, Luiz H.S.L. de Vasconcellos, Marie Annick Mercier, Moysés Glat, Nelida de Laporte, Roberto Paulo César de Andrade, Sônia Maria Moura Pereira da Silva Isnard, Sony Music Entertainment (Brasil ) Indústria e Comércio Ltda, Universidade Castello Branco, Victtorio Tedeschi.

Sócios Pratas: Antonio Carlos de Souza Lobato, Akiko N. Rutowitscha, Clínica Tereza Ltda, Eduardo Weaver de Vasconcellos, Eduardo Mariani Bittencourt, Eduardo São Clemente D’Azevedo, Esther Friedman, João Maurício Araujo Pinho Filho, Luiz Guilherme Vieira, Márcia Ferreira ciribelli ,Maria Isabel de M.S Guimarães, Maria José Lopes Ferreira, Maria Lúcia Cantidiano, Maria TherezaPereira da Silva Blatter, Mariano T. Gonçalves, Metal Nave S/A Comércio e Industria, Nelson Ribas Visconti, Norma Levy, Oromar Woods de Souza Neto, Paulista Rodrigues, Paulo César Costeira, Priscila Teixeira, Raquel Stivelman, Ricardo Pernambuco Backheuser, Roberto Costa Coimbra, Ulisses Breder Ambrósio, UNA S.A Administração e Participações, Vaz Fernando e Octávio Clínica, Medicina Ltda, Vera de Saules , Vicentina Valadares Nascimento , Volney e Margot Pitombo, Walter Monken.

Solicite a ficha de inscrição pelos fones (021) 274-8549 ou tele fax (021) 259-8726

(Página 26 – Anúncio: FIAT) 

(Página 27 – Anúncio:  PETROBRAS) 

(Página 28 – Anúncio: Helena Rubinstein, Brasas, Aliança Francesa, Instituto Cultural Brasil-Argentina, Hotel Glória do Rio de Janeiro, Fiat)

O Restauro do Pano de Boca é Restaurado de um Convênio entre a Petrobras , BNDES, Firjan e Associação dos Amigos do Theatro Municipal. (Logos – Lei de Incentivo a Cultura Ministério da Cultura, PETROBRAS, BNDES, FIRJAN/CIRJ/SESI/SENAI/IEL e Associação dos amigos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Pedro Versus o Lobo

Produção: Axion Produtores Associados
Coordenação Editorial: Núbia Melhem Santos
Projeto Gráfico: Isabella Perrotta
Diagramação e Manipulação de Imagens: Claudia Berger e Eduardo Sidney, Hybris Design
Divulgação: Luciana Medeiros
Fotografias de Ensaio: Ricardo Fasanello
Impressão e Acabamento: Fotolitos Mergulhar Iarte

(Última Capa)

(Logo)  Governo do Estado do Rio de Janeiro