Cartaz, 1999

Programa, 1999

Barra

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

Instituto Goethe e Cia. Paideia de Teatro
apresentam

Teatro Jovem Europeu
com a estrela dos espetáculos

A Filha do Rei dos Canalhas

de Ad de Bont
direção de Amauri Falseti

Elenco

Aglaia Pusch
Alan Caetano
Carlos Barreiras
Joana Curvo
Mercedes Santos
Rogério Modesto
Telma Benedicto
Walmir Fernandes.

19 de Julho, sábado, 20h

Instituto Goethe – Entrada Franca

A apresentação será seguida de um debate com Ad de Bont, Amauri Falseti e Henning Fangauf, do Centro de Teatro Infanto-Juvenil da Alemanha.

Barra

O CORAÇÃO DE UM BOXEADOR

de Lutz Hübner, direção Amauri Falseti

Elenco

Jorge Brunis e Rogério Modesto

20 de junho, domingo. 19h
Instituto Goethe – Entrada franca

A apresentação será seguida de um debate com Lutz Hübner, Amauri Falseti e Henning Fangauf

(Interior)

Cia. Paidéia de Teatro

Ficha Técnica

Dos dois espetáculos

Direção: Amauri Falseti
Tradução: Marina Violakes, Aglaia Pusch
Cenário e Figurinos: Aglaia Pusch
Cenografia e Adereços: Aloísio Salles, Rogério Modesto
Trilha Sonora: Luiz Corazza
Músicas: Marcelo Petraglia (O Coração de um Boxeador)
Iluminação: Fernando Canal, Eduardo Nascimento
Preparação Vocal: Madalena Bernardes
Trabalho de Corpo: Marília Araújo
Marcenaria: Luiz Fernando Del Moral
Costureira: Rosália Nogueira

Agradecimentos

Associação Tobias / Ad de Bont / Aloísio Salles / Ângelo Roberto Falseti / Antonio Monteiro / Bruno Fischli / Carminha Fávero Góngora / Centarte / Cláudia Gonçalves Lins / Consulado dos Países Baixos / Dieter Gern / Digital Photostudio / Henning Fangauf / Ilana Goldstein / José Zanetin / Laura Casali Castanho / Lutz Hübner / Malte Hartmann / Marcelo Petraglia / Mariana Violakis / Mariane Hemesath / Marina Ludemann / Marion Victor / Pedro Schmidt / Roswita Schmidt / Sueli Guimarães / Ursula Paul / Walter Macedo.

As peças teatrais

A Filha do Rei dos Canalhas – A peça mescla elementos realistas com os de fábulas, enfocando temas universais e atuais através de uma linguagem metafórica. Ao descobrir a intenção dos pais em vende-la, motivados pela cobiça, Julinha reage e solicita, por vias legais, o divórcio dos progenitores, garantindo assim seu direito a decidir sobre a própria vida.

O Coração de um Boxeador – Em um asilo acontece o encontro entre um velho ex-campeão de Box e um jovem de 16 anos. Antigamente o velho era forte, o jovem vai aos poucos adquirindo sua força através da amizade crescente, o velho aprende com as fraquezas do jovem. Com diálogos vigorosos, o autor fala da vontade dos dois personagens em ajudar um ao outro na realização de seus sonhos, até então inexistentes.

As peças receberam respectivamente o Prêmio Alemão de Teatro Infantil e de Teatro Juvenil no concurso de dramaturgia promovido pelo Centro de Teatro Infanto-Juvenil da Alemanha em 1998. O concurso é realizado a cada dois anos com o patrocínio do Ministério Alemão da Família, do Idoso da Mulher e da Juventude.

Os Autores

Ad de Bont – Nasceu em 1949, na Holanda. Estudou ciência da educação e pedagogia teatral, além de frequentar uma escola de teatro em Amsterdã. Escreveu várias peças de teatro infanto-juvenil, e desde 1982 dirige o teatro Wederzijds, em Amsterdã, uma das mais antigas companhias de teatro juvenil da Holanda. Com sua obra, o autor vem dando um grande impulso ao teatro jovem na Europa.

Lutz Hübner – Autor e diretor, nasceu em 1964, em Heilbronn, Alemanha. Ator de formação, trabalha desde 1996 como autor e diretor independente, em Berlim. Suas peças são continuamente encenadas em vários palcos da Alemanha. O Coração de um Boxeador estreou em 1996 no Grips Theater, em Berlim, e já teve outras dez montagens.

Cia. Paidéia de Teatro

Oriunda do Grupo de Teatro Monte Azul, fundado em 1987 por Amauri Falseti e Aglaia Pusch, a Cia. Paidéia de Teatro vem desenvolvendo um trabalho que coloca em discussão temas relevantes para a sociedade, com enfoque sobretudo nos jovens, o que em 1998 lhe valeu o Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem na categoria especial.

(Última Capa)

Participe também deste evento!

Um Mergulho na Dramaturgia do Teatro Jovem

Mesas-redondas, palestras, oficinas, espetáculos e aulas-espetáculos

21 a 25 de junho
SESC Consolação – Rua Dr. Vila Nova, 245 – Entrada franca.
Informações: Tels. 234 3081-83. www.sescsp.com.br

O evento visa estimular, junto ao público e aos profissionais de teatro, o debate sobre a qualidade dos textos e adaptações dirigidos a adolescentes, colocando em pauta tanto questões dramatúrgicas quanto as especificidades do público adolescente. Nas mesas-redondas e palestras participam, entre outros, autores, diretores e profissionais como Ad de Bont, Antonio Bivar, Daniel Herz, Henning Fangauf, Lídia Aratangy, Lutz Hübner, Roberto Lage, Vera Achatkin e Vladimir Capella. As oficinas, com enfoque prioritariamente prático, estarão voltadas a temas como criação e adaptação de textos, elaboração de roteiros, imaginário e interatividade, imaginário infantil e dramaturgia atoral. As vagas para cada oficina são limitadas a 20, e as inscrições (gratuitas) devem ser feitas no SESC Consolação. Aulas-espetáculos, além da reapresentação das duas montagens da Cia. Paidéia, complementam a programação, realizada pelo SESC Consolação em parceria com o Instituto Goethe e o apoio do Consulado Geral dos Países Baixos.

(Logo) Goethe Institut

Rua Lisboa, 974, Pinheiros, Tel. 280 4288
E-mail: progisp@uol.com.br www.goethe.de/saopaulo

Barra

(INFORMAÇÕES DO CARTAZ)

(Frente)

Cia. Paidéia de Teatro

O CORAÇÃO DE UM BOXEADOR

de Lutz Hübner
Direção Amauri Falseti

Flávio Porto e Rogério Modesto

Local: Biblioteca Municipal Presidente Kennedy
Av. João Dias, 822  Santo Amaro
Fone 5522.1283

(Logo) Cidadania em Cena, Secretaria Municipal da Cultura
Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo

Prefeitura da Cidade de São Paulo

Paidéia Associação Cultural