Cartaz, 1997

Programa, 1997

 

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA/CARTAZ)

(Frente)

Companhia Teatro de Seraphim
apresenta

MENINO MINOTAURO

de Luiz Felipe Botelho

Direção de Antonio Cadengue

Teatro Barreto Júnior
Sábados e Domingos às 16:30 horas

(Logos) Mr. Cat, Governo de Pernambuco, Recife – Prefeitura do Povo, Fundarpe Center

(Verso) 

Seraphins & Minotauros

“Um minotauro é a natureza falando no corpo da gente. Quando uma pessoa descobre seu Minotauro e aprende a conviver com ele, se ela quiser, poderá tornar real qualquer sonho que seja. Sonho ou pesadelo, também, é só saber como fazer as coisas.”
                                                                                                                          Luiz Felipe Botelho in Menino Minotauro

Há seis anos a Companhia Teatro de Seraphin vem tentando se estabelecer como uma Companhia comprometida com o fazer teatral, no sentido de, através da presença física do ator em face do público, possibilitar uma experiência única. Ou seja, estabelecer um diálogo vivo por meio de seus espetáculos, na esperança deles se tornarem alimentos e assim assegurar-nos a existência da Cia. e do teatro que fazemos.

Agora, a Companhia, volta sua atenção para o público infanto-juvenil com o espetáculo Menino Minotauro, de Luiz Felipe Botelho. Com ele esperamos poder compartilhar com um novo público – o infanto-juvenil -, uma montagem que pretende dignificar ainda mais a produção local.

Menino Minotauro, conta a história de Guga e de sua amizade com um Minotauro, criatura meio-homem e meio-touro que, sem razão aparente, passa a acompanhá-la onde quer que ele vá. Seria tudo mágico e divertido para o pequeno Guga, não fosse o peso da realidade: a antipatia e agressividade da nova professora, as contradições das normas dos adultos, a dificuldade de comunicação com os pais, a descoberta do sexo e do amor.

Não há Ariadnes nesse labirinto e, surpreendentemente, é o Minotauro que aponta o caminho a seguir. Trilha solitária, dolorosa e que, muitas vezes, parece ser o caminho do próprio inferno. E Guga é só uma criança.

E daí? Nada o impedirá de avançar e, quem sabe, como os heróis mitológicos, salvar algo tão importante quanto o mundo inteiro: a sua própria identidade enquanto ser humano.

Com este espetáculo a Companhia Teatro de Seraphin continua sua trajetória de levar à cena espetáculos que representam um enriquecimento pessoal através de uma aprofundada educação estética, para que um maior número de pessoas possam gozarem de seus benefícios.

Almejamos que o público deste espetáculo – o infanto-juvenil – possa encontrar no teatro um lugar de conhecimento e alargamento da sua experiência humana, progredindo em relação aos seus pais, e no que se refere à sua vida afetivo-sexual.

Uma fala do Avô de Guga dá uma das dimensões da peça em questão:

“Toda vez que sua professora olha para você é como se uma voz dentro dela dissesse: ‘Olhe, Zulmira, aquele ali, que é tão pequenino, já liberou o Minotauro dele. Por que você não cria coragem e tira o seu da prisão? ‘Mas o medo de Dona Zulmira é tão grande, que ela acha mais fácil passar o resto da vida querendo prender o Minotauro de todo mundo. Ela pensa que, fazendo isso, vai chegar o dia em que não haverá mais Minotauros livres em canto nenhum e, quando isso acontecer, ela não precisará mais ouvir aquela voz dizendo-lhe o tempo todo: ‘Olha aquele ali, como é feliz. Seja feliz, também. Solte o seu Minotauro’…”

Companhia Teatro de Seraphin
apresenta

Menino Minotauro

de Luiz Felipe Botelho
Direção: Antonio Cadengue

Elenco

Rodrigo Campos: Guga
Ana Maria Sobral: Mãe e Esqueleto
André Filho: Pai
Nino Fernandes: Minotauro de Liana
Cibele Jácome: Liana
Vanise Souza: Dona Zulmira
Maria Onice: Dona Zezé
Márcia Cruz: Jacilene
Janine Aroucha: Karina
Saturnino de Araújo: Josué
Cláudio Lira: João Antonio
Betho Silva: Minotauro de Guga

Ficha Técnica

Cenografia: Doris Rollemberg
Figurinos: Aníbel Santiago
Iluminação e Operação de Luz: Eduardo Santana
Máscaras e Adereços: Manuel Carlos
Direção Musical: André Filho
Preparação Vocal: Uziel Lima
Cenotécnico: Marc Aubert
Pintura de Arte: Raimundo Balta
Auxiliares de Pintura: Luciano Pontes, Bernardo Lucena, Luiz Mário Veríssimo, Charles Jadson, Robson Eduardo, Cláudio Xavier
Confecção dos Figurinos: Helena Beltrão, Josefa de Souza, Irani Galdino, Cícera Luiza da Silva
Programação Visual e Pipas: Cláudio Lira
Fotos: Yêda Bezerra de Melo
Digitação: Herdiene Galindo
Produção Executiva: Luiz Mário Veríssimo, Satunino de Araújo, Antonio Cadengue, Aníbal Santiago
Diretor de Produção: Marcus Vinícius
Operação de Som: Helena Galindo
Maquiagem e Cabelos: Bennet Araújo da Silva
Camareira: Helena Beltrão
Contrarregra: Luiz Mário Veríssimo
Direção Geral e Sonoplastia: Antonio Cadengue

Agradecimentos

George Meireles, Paulo de Castro, Henrique Schuller, Paulo Mafe, Dione Barreto, Silvana Meireles, Genivaldo de Pac, Cesar e Rosana Machado, Kiko, Fernando Lobo, Bennet Araújo, Barão do Polo Pina, Polo de Cosultoria, CENTER, FUNDAJ, Teatro Hermilo Borba Filho, SATED, APACEP, Fórum de Artes Cênicas, Quibe Lanches e Mr. Cats