Programa do espetáculo que estreou em 1994 na Lona Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

DA LAPINHA AO PASTORIL

(Interior)

Em 1962 o Teatro de cultura Popular de Pernambuco solicitou de seus participantes uma pesquisa sobre presépios e pastoris. Daí surgiram duas peças: Da Lapinha ao Pastoril, de Luis Mendonça e Leandro Filho e Viva o Cordão Encarnado, de Luiz Marinho. Montada, Da Lapinha ao Pastoril festejou o natal recifense de 1963 e deu ao ator José Wilker o prêmio de melhor ator do ano, interpretando o Velho do Pastoril.

Em 1974, Viva o Cordão Encarnado, montado sob minha direção, ganhou os prêmios Molière de Texto e Direção por sua montagem no Teatro Dulcina.

Da Lapinha ao Pastoril, teve no rio de Janeiro cerca de três ou quatro montagens. Entre seus elencos, teve os nomes de Elba Ramalho, Tânia Alves e Grande Otelo, entre outros.

Agora, a Lona de Bangu (Lona Cultural Hermeto Pascoal – RIOARTE), através de sua direção, resolveu montar Da Lapinha ao Pastoril sob minha direção, com cenografias de Luiz Carlos Niño, figurinos de Edson Pereira, direção musical de Francisco Lima Neto e iluminação de Aurélio de Simoni.

Os atores de Bangu, cantando e dançando estão transmitindo uma alegria tal que temos certeza, será comunicado ao público e assumimosa coisa como um espetáculo de nível profissional, alegre, colorido e sobretudo brasileiro.

Luis Mendonça

Lona Cultural Hermeto Pascoal – RIOARTE

A Lona Cultural Hermeto Pascoal – RIOARTE é uma conquista da cominidade artística de Bangu que se convergiu na sigla MACACO – Movimento de Arte e Cultura alternativa, comunitária e Organizada e conseguiu que a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Instituto Municipal de arte e Cultura – RIOARTE, instalasse na Praça 1º de Maio, uma das lonas usadas na ECO – 92, no aterro de Flamengo, para dinamizar a cultura da Zona Oeste.

Autores Luis Mendonça e Leandro Filho
Direção: Luis Mendonça
Assistente de direção: Luiz Washington
Figurinos: Edson Pereira
Cenário: Clécio Regis
Direção Musical: Francisco Lima Neto
Iluminação: Aurélio de Simoni
Costureira: Mara Lopes
Fotos: Eduardo
Desenhos: Lula Cardoso Alves
Programação Visual: Paolo
Produção: Gilson de Barros
Assistente de Produção: cristina Barbosa

Ana Lucia Neves, André Santos, Antonio Marcos Lira, Bárbara Castro, Clea Matta, Clivaneide Regis, Clóvis Correa, Cristina Santos, Edson Pereira, Elida Oliveira, Gilson de Barros, Nei Motta, Luiz Carlos de Barros, Maria do socorro, Marta Miranda, Norma Magalhães, Patrícia Cordeiro, Patricia Pires, Rô Sant’anna, Rosemery Germano, Simone Ribeiro, Walter de Almeida e Luiz Washington

Músicos

Marcelino Tadeu de Assis (violão), André Garcia (gaita)

(Última Capa)

Apoio

Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Municipal de Arte e Cultura- RIOARTE, De Millus

Agradecimentos

Escola Municipal Austragésilo de Athayde, Fundição Progresso – Márcio Calvão, Helena severo, Vera Mangas, Hélio Ricardo, Hélio Portocarrero
Ricardo Macieira, Fábio Ferreira, Claudia Raia, Clécio Régis, Loly Nunes, Birigu, Marmoaria Lameirão

Agradecimentos Especiais

Aurélio de Simoni e Mara Lopes pela generosidade