Programa Teatro Toneleros, 1968

Programa para o Teatro João Caetano, 1968

Cartaz, 1968

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(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA TEATRO TONELEROS)

(Frente)

HISTÓRIA DO PRÍNCIPE AFRICANO E O TALISMÃ ESCONDIDO COM AS AVENTURAS DO ANJO DE OURO QUE VEIO DA ESPANHA

Teatro de Bonecos de Ilo e Pedro

Sábados e Domingos 16hs e 17.30hs
Teatro Toneleros

(Verso)

Teatro Toneleros
Rua Toneleros, 56 – Fone 37-3960

apresenta

Teatro de Bonecos de Ilo e Pedro

História do Príncipe Africano e o Talismã Escondido com as Aventuras do Anjo de Ouro que Veio da Espanha

Personagens

Duas Sereias, Principe Ó-múbu, Guarda Grumete, Capitão , Freiras, Anjo de Ouro, Negreiro, Catarineta, Diabo, Papagaio, Dois Jacarés, Capitães do Mato, Capitão M. Domingos, Niná, Dona Camila, Onça, Rosa, Pedrinho, Manuel Domingos, Boi, Violeiro, Caboclinho, Cavalo, Joana Baia, Jornaleiro, Margarida, Homem do Mamulengo, Figuras do Boi Malabã, Povo, Ongalé, Escravos, Escravas.

Ficha Técnica

Bonecos e Direção Geral> Pedro Touron
Direção Musical: Cecília Conde
Cenários: Ilo Krugli
Cenotécnica: Raimundo de Oliveira
Contra-Regra: Cecília Candida Celestino

Elenco

Silvia Aderne
Lucia Coelho
Cecilia Conce
Ilo Krugli
Vicente Rocha
Pedro Touron
Carlos Vieira
Heloiza Bittencourt

Execução Musical
Flauta Doce: Ruy Wanderley
Flauta: Henry
Violão: Fernando Lébeis
Clarinete: José Carlos

Instrumentos de Percussão
Vilacio de Abreu (da Escola de Samba Unidos de V. Isabel)
Silvia Aderne
Anizia Carreiro
Maria José Michalski
Juracelina Feijó Cravo
Cecilia Conde

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(INFORMAÇÕES DO CARTAZ/PROGRAMA TEATRO JOÃO CAETANO)

(Capa)

Ilo e Pedro
apresentam

Seu teatro de Bonecos
na peça de Pedro Touron

HISTÓRIA DO PRÍNCIPE AFRICANO E O TALISMÃ ESCONDIDO COM AS AVENTURAS DO ANJO DE OURO QUE VEIO DA ESPANHA

Teatro João Caetano
(Telefone 43.4276)

De 02 a 13 de Outubro
Todos os dias, Vesperais 17h – 5a e 6a e Sabado 21h – Domingo 16 e 18hs

(Verso)

O Ovo de Ouro Falso
… A maestria técnica no manejo dos bonecos da qual resulta uma impressionante ilusão de vida, e o extraordinário bom gosto e cuidado da produção, caracterizada por uma pureza de concepção estilística como raramente se vê de verdade.

Jan Michalski – Caderno B – Jornal do Brasil, quinta-feira – 16/12/65

El Retablo de Maese Pedro
Montado na Cecília Meireles lembra inicialmente o teatro chinês; e os bonecos lembram as marionetes javanesas movimentadas como são por longas hastes de madeira, de baixo para cima. O esqueleto do teatrinho anima-se graças a uma vivacíssima série de cortinas coloridas que sobem e descem. Os bonecos (cada cabeça, uma obra-prima pouco a pouco tomam um aspecto feérico, multiplicam-se, aparecem e, mas que afinal al desaparecem em grupos, numa dança frenética e alucinadora que o bom e grande Manoel de Falla não quis nem sonhou, mas que afinal alcança momentos de empolgante intensidade.

Renzo Massarani – Jornal do Brasil, terça-feira, 06/12/66

El Retablo de Maese Pedro
…A elegância e o charme com que os bonecos se movem, a expressividade da sua gesticulação (o que eles conseguem fazer com as mãos chega a ser surpreendente), a agilidade da marcação das autênticas cenas de multidão em miniatura – a união de todos estes elementos chega a fornecer um resultado parecido, na sua beleza visual, comum estranho ballet mecânico.

Jan Michalski –  Brasil, quarta-feira, 07/12/66

Senhor Rei Mandou Dizer

Impressiona a perfeição técnica atingida na execução e manipulação dos bonecos, alguns dos quais têm uma movimentação surpreendentemente ampla. Sob esse aspecto o nível atingido pelo teatro de Ilo e Pedro é verdadeiramente surpreendente.

Mas pouco valeria toda essa técnica se não estivesse posta a serviço de um efetivo bom gosto, de um real sentido poético. E nem um nem outro estão ausentes. Tanto nos pequenos episódios, nas simples passagens de objetos, como nas roupas dos bonecos e nas cores destas, na música especialmente elaborada na própria arrumação do palco nota-se um cuidado artístico que o adulto percebe e a criança aprende inconscientemente como um dado para a formação de seu gosto artístico. Essas qualidade todas não impedem os espetáculos de serem divertidos antes ri-se muito neles de modo que podem ser recomendados tanto para crianças como para adultos de sensibilidade

Henrique Oscar – Diário de Notícias, 27.05.66

Governo do Estado da Guanabara – Embaixador Francisco Negrão de Lima
Secretaria de Educação e Cultura – r. Gonzaga da Gama Filho

Departamento de Cultura – Dr. Vicente Barretto

Divisão de Teatro – Dr. Napoleão Muniz Freire

Teatro de Bonecos de Ilo e Pedro

História do Príncipe Africano e o Talismã Escondido com as Aventuras do Anjo de Ouro que Veio da Espanha

de Pedro Touron

Personagens

Duas Sereias, Principe Ó-múbu, Guarda Grumete, Capitão , Freiras, Anjo de Ouro, Negreiro, Catarineta, Diabo, Papagaio, Dois Jacarés, Capitães do Mato, Capitão M. Domingos, Niná, Dona Camila, Onça, Rosa, Pedrinho, Manuel Domingos, Boi, Violeiro, Caboclinho, Cavalo, Joana Baia, Jornaleiro, Margarida, Homem do Mamulengo, Figuras do Boi Malabã, Povo, Ongalé, Escravos, Escravas.

Elenco

Lucia Coelho
Heloiza Bittencourt
Cecilia Conde
Pedro Touron
Silvia Aderne
Vicente Rochia
Ilo Krugli
Nonelli Barbastafano

Ficha Técnica

Cenotécnica: Raimundo Oliveira
Direção Musical: Cecília Conde
Executantes: Anízia Carreiro, Fernando Lébels, Henri, Juracelina Feijó, Maria José Michalski, Silvia Aderne, Vilacio de Abreu
Cenários: Ilo Krugli
Bonecos e Direção Geral: Pedro Touron

1961

Escolinha de Arte do Brasil
40 apresentações – Repertório

1964
Porto Alegre: Teatro São Pedro, Instituto de Belas Artes, Divisão de Cultura

Recife: Teatro do Parque – O Aniversário do Rei, de PedroTouron

Rio de Janeiro – Teatro de Arena da Guanabara – De Como a Colher Tirou o Feitiço ou Mistério da Bruxa Trapaceira, de Pedro Touron

1965
São Paulo: Teatro T.A.I.B. – História de um Barquinho, de Ilo Krugli

Rio de Janeiro: Teatro de Marionetes do Parque do Flamengo – O Ovo de Ouro Falso, de Pedro Touron

1966

Rio de Janeiro: Teatro Gil Vicente (Exposição de Portugal) – Laurinho vai ao Teatro, de Pedro Touron

Teatro do Conservatório Nacional de Teatro – Senhor Rei Mandou Dizer, de Pedro Touron
Sala Cecília Meireles – El Retablo de Maese Pedro – ópera para bonecos, de Manoel de Falla

1967
Rio de Janeiro: Teatro Princesa Isabel, Teatro Pax, Teatro Maison de France, Sala Cecília Meireles
Recife: Teatro Santa Isabel – El Retablo de Maese Pedro – ópera para bonecos, de Manoel de Falla

1967
Rio de Janeiro: Sala Cecília Meireles – El Retablo de Maese Pedro – ópera para bonecos, de Manoel de Falla, de Pedro Touron