Programa, 1958

 

 

 

 

 

Barra

(INFORMAÇÕES DO PROGRAMA)

(Capa)

1º Festival Nacional de Teatro de Estudantes

Ministério da Educação e Cultura
Ministro: Prof. Clovis Salgado

Serviço Nacional de Teatro
Coordenador: Prof. Daniel Rocha

Recife
Julho de 1958

(Interior)

Os 25 anos de Deus lhe Pague

                                            Daniel Rocha

Sócrates deu a Eurípedes os princípios filosóficos com que combateu e venceu a tragédia de Esquilo. Partindo da premissa de que só é belo o que é racional e de que sabedoria é virtude, chegou à afirmação, de que “só é bom o que é consciente”.

Essas ideias orientam e dominam Joracy na sua obra. Basta destacar algumas frases que se sucedem desde as primeiras falas do mendigo:

“O sacrifício é que redime. Esmola não é sacrifício. É sobra. É resto. É a alegria de quem dá porque não precisa pedir”… “Pobres, realmente pobres, são os ricos. Pobres de espírito, pobres de tranquilidade e, às vezes, até de dinheiro”… “ Avida é uma sucessão de acontecimentos inevitáveis”… “Viver é raciocinar. E o raciocínio é o supremo bem da vida. Quem raciocina não sofre… Pelo raciocínio, sabemos o fim de todas as coisas. A Sociedade vai sofrer, porque não raciocina”… “Sou espectador do sofrimento humano, e deixo que os homens lutem para livrar-se dos seus próprios erros”… “Sou amigo da multidão… e a multidão é tudo!” “Ninguém cumpre o que Deus determinou pela palavra do Messias. Mas como o dinheiro resolve tudo, compram o perdão de Deus, por nosso intermédio.”

Vinte e cinco anos depois de sua apresentação Deus lhe Pague mostra o mesmo vigor e força dos primeiro tempos. Continuam atual a mensagem de boa compreensão entre homens, de entusiasmo pela vida à margem de prejuízos e sofrimentos.
A essência da Vida é a Razão e nela se encontra a verdadeira felicidade. Com a independência das coisas exteriores alcançamos a serenidade e a paz interior, pois o nosso dever consiste em sermos livres. A virtude é fruto necessário da liberdade.

Deus lhe Pague marca um período na história da literatura teatral brasileira. Abre caminho às mais altas manifestações da inteligência e ao debate de nossos mais angustiantes problemas. Constituindo um espetáculo teatral de êxito seguro para todas as plateias do mundo, é ao mesmo tempo numa peça cuja leitura é sempre um prazer para o espírito e uma lição para a humanidade.

En1quanto houver egoísmo e ambição no coração dos homens, enquanto existirem pobres e ricos no mundo, Deus lhe Pague será compreendida e calorosamente aplaudida pelo público.

DEUS LHE PAGUE

3 atos de Juracy Camargo

Elenco

Distribuição
Mendigo: Edison Batista
Outro Mendigo: Amauri Simas
Maria: Lilah Albuquerque
Patrão Wilson Chebar
Vizinha: Ileano Aste
Nancy: Clorys Mary Daly
Pericles: Hebert Lins

Ficha Técnica

Direção: Orlando Macedo
Cenários: Wilson Chebar
Realização: Benet Domingo
Cabeleiras e barbas: Fischpan

(Última Capa)

Os alunos que integram o elenco de Deus lhe Pague pertencem às três séries do Curso de Interpretação do Conservatório Nacional de Teatro.

São Professores do Conservatório: Olavo de Barros, Augusto F. Lopes Gonçalves, Beatriz Bandeira, Carlos A. Nobrega da Cunha, Daniel Rocha, Esther Leão, Guilherme Figueiredo, Gustavo Dória, Jayme Buchstein, João Betencourt, Lilia Nunes, Luiza Beneti Leite, Maria Wanderley Menezes, Orlando Maceo e Otto Carlos Bandeira Duarte.

A nova geração rende, neste espetáculo, uma homenagem a Joracy Camargo.

São Alunos de Teatro do Conservatório Nacional de Teatro, dirigidos por um professor que ali teve a sua formação, representando, a peça que deu a Joracy Camargo renome internacional, e que se aproxima da cifra das 10.000 representações.

O Conservatório Nacional de Teatro tem ainda um Curso de Cenografia, com os professores, Anísio Medeiros e Silvio Telles e um Curso de Coreografia com os professores, Eros Volusia e Lídia Costallat.